Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Atual - Conselho Nacional do Ministério Público

Antônio Edílio Magalhães Teixeira

Ministério Público Federal (MPF)
Biênio: 2024/2026
E-mail: gabineteantonioedilio@cnmp.mp.br

Antônio Edílio Magalhães Teixeira graduou-se em Direito em 1992, na Universidade de Fortaleza. Em 2000, especializou- se em Direito Comunitário na Universidade de Lusíada, no Porto, em Portugal. Desde 2006, é mestre em Direito Público, na linha de Direitos Fundamentais e Democracia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2009, publicou a obra “Processo Ambiental: uma proposta de razoabilidade e duração do processo”.

Iniciou sua carreira profissional como advogado no Estado do Ceará. Após aprovação em concurso público, ingressou nos quadros da Promotoria de Justiça do Estado do Maranhão, tendo atuado em diversas comarcas. Em seguida, tornou-se Procurador da República na Paraíba, onde também exerceu as atribuições de Procurador-Chefe entre 2003 e 2004. Foi ainda Procurador-Chefe do Ministério Público da 5a Região, com sede em Recife, de 2015 a 2016. Desde então, segue lotado no Estado da Paraíba.

Já recebeu diversas medalhas e homenagens, destacando-se os títulos de cidadão paraibano e pernambucano, recebidos em 2001 e em 2018, respectivamente; bem como a Medalha Olavo Bilac, conferida pela Academia de Estudos e Assuntos Históricos do Exército Brasileiro, em 2018.