Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Motivação - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 10/11/11, às 18h49.

Lars Grael: trajetória de vida do atleta é tema de palestra no Congresso de Gestão


Uma família de velejadores, o foco nas olimpíadas e muita força de vontade para vencer as adversidades da vida. O que a trajetória do atleta e velejador Lars Grael tem em comum com o trabalho desempenhado pelos profissionais do Conselho Nacional do Ministério Público? Segundo o próprio Lars, tudo. 

A motivação que engajou o atleta a continuar com o foco no esporte foi tema da palestra principal, nesta quarta-feira (9), no 2º Congresso de Gestão do Ministério Público, que acontece até hoje (10), em Brasília. Para uma platéia de cerca de 400 pessoas, Lars Grael, campeão olímpico de barco a velas em diversas modalidades, que teve sua perna direita amputada num acidente marítimo, e mesmo assim não desistiu do esporte, contou toda sua trajetória e como manter o foco é importante para que tudo dê certo. “Quando temos convicção naquilo que realmente queremos e nos esforçamos para que tudo ocorra da forma que planejamos, até a sorte conspira a nosso favor”, disse.

Com a tranqüilidade de quem está acostumado a lidar com a agitação e com a incerteza de águas turbulentas e com a morosidade de tempos firmes e mar harmonioso, Lars Grael contou que sua paixão pelo esporte, e mais especificamente pela vela, começou já na infância por influência do avô e dos tios, também velejadores. No entanto, a dificuldade de ter vindo de família humilde sempre foi ultrapassada pela vontade de conquistar sucesso como atleta. “Sempre tive tudo para desistir de ser um esportista, mas acreditar numa chance única, por menor que ela fosse, era o motivo que tinha para me agarrar àquilo e seguir em frente”, revelou.

Segundo ele, não apenas nas questões particulares como na vida profissional, o trabalho deve ser sempre encarado como desafio que será atingido, por mais adversidades que se possa enfrentar. Mesmo com a perna amputada, ele afirmou que grande o dilema enfrentado foi “reaprender a vida atleta, já que estava acostumado a viver do meu corpo”, confessou.

As mensagens de apoio, a ajuda da família e de amigos foram indispensáveis para que Lars Grael retomasse seu posto de atleta referência na vela, conquistado com muita dedicação.  “O pessimista reclama do vento, o otimista espera ele mudar e o realista ajusta as velas”, disse.

O 2º Congresso de Gestão do Ministério Público termina nesta quinta-feira (10).

Assessoria de Comunicação:
CNMP
(61) 3366-9124 ou 3366-9134
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp