Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Congresso - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 10/11/11, às 19h02.

Planejamento em TI do CNJ é caso de sucesso

Estabelecer no contexto do planejamento estratégico de uma institução os projetos e planos relacionados à área de tecnologia da informção é de fundamental importância para que o próprio planejamento estratégico tenha maior efetividade. Esse foi o foco da palestra "Planejamento Estratégico do Poder Judiciário" proferida pelo assessor de políticas de TI do Conselho Nacional de Justiça, Olívio Fernandes Balbino, ocorrida na tarde desta quinta-feira (10), em Brasília, durante o último dia do 2º Congresso de Gestão do Ministério Público.

 
O assessor do CNJ informou que antes de desenvolverem uma política comum a todos os tribunais de justiça do país, cada um atuava e trabalhava de acordo com suas necessidades, mas sem que houvesse uma convergência de interesses, de informações e até mesmo de troca de experiências. "Reunimos 86 tribunais, 44 assoociações de magistrados, entre outros representantes do Poder Judiciário, em 12 encontros regionais, para identificar os maiores problemas de TI e sugerir sugestões para destravar esses entraves", disse.
 
A partir daí, foi feita uma política de nivelamento de TI de todo o Judiciário. Com isso, o CNJ promoveu, em 2010, treinamento de 712 profissionais em TI dos tribunais de todo o país em nove áreas de conhecimento. "Só este ano, adquirimos 25 mil microcomputadores para os Tribunais de Justiça, distribuídos de acordo com questionário de avaliação previamente respondidos", disse.
 
Segundo Olívio Fernandes Balbino, uma instituição que não se planeja incluindo a tecnologia da informação no documento de planejamento estratégico, corre, inclusive, o risco de ter gastos superiores pela falta de planejamento.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp