Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e integrantes da Ação 6 da ENCCLA reúnem-se com ex-ministro do STF Ayres Britto - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 23/6/17, às 11h20.

reunião ENCCLANessa quinta-feira, 22 de junho, representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), instituição que coordena a Ação 6 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), participaram de reunião com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto.

A Ação 6 tem o objetivo de formar uma rede que envolva Estado e sociedade civil em torno da promoção de uma cultura da intolerância à corrupção por meio de programas educacionais e de campanhas de conscientização da sociedade, em observâncias aos compromissos assumidos pelo Brasil como signatário da Convenção de Mérida.

Assim, para “consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção fomentando a integridade social e a educação para a cidadania”, a iniciativa prevê, como produtos a serem apresentados até o fim do ano, uma campanha nacional contra a corrupção e um edital de chamamento para selecionar, qualificar com selo específico e disponibilizar em banco virtual projetos educacionais e outras iniciativas de prevenção primária à corrupção.

O ex-ministro Ayres Britto será o conselheiro da Ação 6 e abrirá a próxima reunião do grupo, prevista para ocorrer no dia 25 de julho de 2017, no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça. Ele ressaltou a necessidade de o País implementar uma cultura de honestidade e integridade, e citou Thomas Jefferson: “Toda arte de governar consiste na arte de ser honesto".

O CNMP foi representado pelo conselheiro nacional do MP Fábio George Cruz da Nóbrega, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) e coordenador do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC), e pela promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) Luciana Asper, membro do Fórum.

Participaram também da reunião Jailton Almeida, coordenador-Geral de Participação Social na Gestão Pública da Secretaria de Governo da Presidência da República; Denilson Homem, analista do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União; Everton Kischlat e Luiz Roriz, servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

O CNMP participa também, como colaborador, de mais nove Ações da ENCCLA para 2017. Para saber mais sobre a participação do CNMP na ENCCLA, clique aqui.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp