Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente participa de lançamento do Diagnóstico do MP dos Estados - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 17/10/6, às 00h00.
O presidente do Conselho Nacional do Ministérió Público e procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, participou hoje, 17 de outubro, no Ministério da Justiça, do lançamento do Diagnóstico do Ministério Público dos Estados.
A pesquisa foi elaborada pela Secretaria de Reforma do Judiciário em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e coordenada pela professora da Universidade de São Paulo Maria Tereza Sadek.
Para Antonio Fernando, o perfil do Ministério Público revelado pelo levantamento será util no aperfeiçoamento da instituição. "Não se pode desenvolver nenhuma atividade de planejamento sem o conhecimento da realidade da instituição e este documento é uma inicativa bem sucedida e deverá subsidiar políticas públicas que visem a melhoria do Ministério Público", afirmou.
O estudo é inédito e traçou o perfil dos membros do Ministério Público dos Estados e sua opinião sobre temas relevantes para a atuação da categoria. Nos 3.260 questionários respondidos, os pesquisadores constataram que a maioreia dos membros do MP é do sexo masculino (68,6%), branco (83,6%), católico (67,4%) e casado (74,6%).
O levantamento apresenta, ainda, um panorama geral sobre o MP, levando em conta dados sobre orçamento, quadro de servidores, percentual por gênero, além de uma análise comparativa do Ministério Público com o Judiciário e a Defensoria Pública dos estados.
O produto final da pesquisa foi dividido em dois enfoques. Uma é a análise quantitativa dos dados institucionais do Ministério Público e a outra é a qualitativa.
Para a professora Maria Sadek, a descrição demográfica e sociológica dos membros do MP é um dos destaques do trabalho. “O estudo tem duas finalidades. A primeira é o Ministério Público se conhecer melhor e, assim, ter condições de criar políticas que visem seu aprimoramento e, segundo, o cidadão conhecer melhor a instituição", afirmou.
Adilson de Carvalho
Assessoria de Comunicação
(61) 3031-6378 / 8165-7825

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp