Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Balanço 2011 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 3/1/12, às 01h00.

planejamento
PEN: 2012 será o ano de execução do planejamento


O ano de 2011 foi de construção do Planejamento Estratégico Nacional (PEN), projeto de integração e aperfeiçoamento do Ministério Público brasileiro, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Realizado em seis etapas, o PEN reuniu cerca de 750 colaboradores, entre promotores, procuradores e servidores das áreas meio e fim, que foram ouvidos durante os eventos regionais e oficinas do planejamento estratégico. O resultado foi a seleção de quatro temas prioritários: improbidade administrativa e corrupção, infância e juventude, combate à criminalidade, e meio ambiente.

"2011 foi o ano que o PEN começou, de fato, a ser elaborado: uma metodologia própria foi construída, e isso requereu trabalho intenso. Todos os passos definidos no nosso cronograma foram cumpridos, culminando com a apresentação do mapa estratégico e dos programadas estabelecidos para 2012”, conta a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP, conselheira Cláudia Chagas.

As etapas do PEN seguiram um processo de estudo e de conhecimento do material que o CNMP e todas as unidades do Ministério Público brasileiro tinham desenvolvido a respeito do tema gestão estratégica. Além disso, para se estabelecer ferramentas viáveis à execução do planejamento estratégico, buscou-se apoio e adesão ao projeto, com o entendimento das necessidades e prioridades locais, sempre alinhadas às necessidades da área meio.

“O PEN foi pensado para ter caráter nacional, mas sempre respeitando a realidade local. Nosso esforço foi o de construir uma agenda para todos, mas que respeitasse a autonomia e a independência dos MPs”, observa a conselheira. “Importa-nos criar um planejamento possível, no sentido de ser realizável. Além disso, temos o desafio de chegar ao promotor de justiça, pois é ele quem estará, no futuro, à frente da execução dos projetos”, observa Cláudia Chagas.

Expectativas futuras


O ano de 2012 será de execução, já que os grandes temas ganharão desdobramentos. Além disso, o PEN terá um banco nacional de projetos, em que poderão ser encontradas e compartilhadas as boas práticas referentes ao tema.

A proposta é mostrar os casos de sucesso das instituições, de modo que possam ser aplicadas em outros locais, feitas, é claro, as adaptações à realidade local. “Nossa tarefa será a de desdobrar os temas juntos e reunir os projetos, que poderão formar um esforço nacional. Mas cada MP vai aderir a eles se encontrar afinidade temática ou se achar de aplicação viável a sua realidade”, pontua a conselheira.

Para a área meio, o próximo ano também trará novas mostras de projetos, a exemplo da 1º Mostra de Sistemas, realizada em 2011. “Continuaremos a buscar o compartilhamento de soluções e o reconhecimento de boas práticas”, diz Cláudia Chagas.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial