Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro do CNMP conhece projetos voltados ao aperfeiçoamento da atuação funcional do MP/RJ - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 6/10/20, às 13h05.

silvio amorim mp rjO conselheiro e presidente das Comissões de Controle Administrativo e Financeiro e de Enfrentamento da Corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Silvio Amorim (foto), visitou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) nessa segunda-feira, 5 de outubro. Na ocasião, foi recebido pelo subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Vieira, e pela corregedora-geral, Luciana Sapha Silveira, e conheceu os projetos “Parquet Digital”, “Radar” e “Integra Judicial”, que têm por base a adoção de novas tecnologias e se destinam a aperfeiçoar a atuação do MP Fluminense. A visita prossegue nesta terça-feira.

Silvio Amorim agradeceu a recepção e elogiou os projetos apresentados. “As três propostas são iniciativas maravilhosas que eu desejo ver replicadas em todo o país. São projetos que caminham na direção de tornar o MP/RJ institucionalmente mais eficiente e buscar também uma maior aproximação do trabalho da instituição com a comunidade. Nossa ideia, com as visitas às unidades dos Ministérios Públicos, é divulgar boas práticas de gestão para todos os MPs do país, a partir do trabalho propositivo do CNMP, de apresentação dos trabalhos de excelência, e da busca pela integração entre os MPs, fomentando o desenvolvimento de boas iniciativas”, afirmou o conselheiro.

Segundo a corregedora-geral, Luciana Silveira, o encontro serviu para demonstrar as boas iniciativas desenvolvidas pelo MP/RJ. “A Corregedoria-Geral apresentou o ‘Integra Judicial’ por meio de nosso assessor, o promotor de Justiça João Alfredo Gentil, e a proposta foi muito bem recebida pelo conselheiro. O ‘Integra Judicial’ é um projeto que tem por objetivo facilitar a execução da atividade-fim por parte dos membros e, além dele, estamos desenvolvendo o ‘Integra Policial’ e o ‘Integra Extra-Judicial’, projetos que, futuramente, nos fornecerão dados métricos que serão utilizados na produção de relatórios estatísticos voltados para a atuação da Corregedoria-Geral”, destacou a corregedora, que aproveitou a vinda do conselheiro para tratar também de questões disciplinares.

Parquet Digital

Desenvolvido pela CADG/MPRJ, o “Parquet Digital” utiliza sofisticada programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça. Uma série de robôs – algoritmos programados para executar determinados comandos – trabalha ativamente tratando informações e comunicando aquilo que entende ser relevante para a atividade daquele órgão. O programa também utiliza uma arquitetura complexa e integrada de alertas para apresentar dados que podem interessar à promotoria, derivados das várias aplicações já desenvolvidas pelo MP/RJ, como o "MPRJ em Mapas" e o "MPRJ Digital", permitindo que esses elementos cheguem diretamente ao promotor, mesmo quando ele não tem disponibilidade para explorá-los.

Radar MP/RJ

Desenvolvido pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), o “Radar MPRJ” é uma iniciativa institucional que exibe de forma consolidada os resultados das verificações de superfaturamento realizadas pelo GATE/MP/RJ desde o ano de 2017. A partir desse trabalho de consolidação das análises de superfaturamento, a ideia é gerar informações que possam apoiar decisões dos promotores de Justiça. Com base na análise de padrões é possível alertar o promotor, por exemplo, que determinado tipo de contratação é mais arriscada e tem mais chance de conter uma irregularidade. As análises são feitas pelo núcleo contábil do GATE/MPRJ nos casos que envolvem, em regra, aquisição de insumos e serviços, ou pelos núcleos de engenharia e arquitetura nos casos que envolvem contratação de obras e serviços de engenharia.

Integra Judicial

O sistema “Integra MPRJ”, desenvolvido pela Gerência de Sistemas da Informação (GSI/STIC), fornece aos servidores do MP/RJ, por meio de uma interface simples e intuitiva, funcionalidades especificamente desenvolvidas para a atividade ministerial, sendo que o “Integra Judicial”, especificamente, trabalha com informações que abrangem a atividade fim jurisdicionalizada (intimações oriundas do TJ/RJ e respectivas manifestações). 

Com foto e informações do MP/RJ

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp