Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro anuncia início do funcionamento do novo sistema de acesso à Ouvidoria Nacional do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 8/6/21, às 11h43.

Conselheiro Oswaldo D'AlbuquerqueDesde o início de maio, a sociedade tem à disposição um novo sistema de acesso à Ouvidoria Nacional do Ministério Público para enviar representações, reclamações, sugestões, críticas, elogios e pedidos de informação a respeito dos serviços prestados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Ministério Público brasileiro. O anúncio foi feito pelo ouvidor nacional e conselheiro, Oswaldo D’Albuquerque, durante a 9ª Sessão Ordinária de 2021.

A utilização do sistema, chamado “Ouvidoria Cidadã”, decorreu de acordo de cooperação técnica firmado entre o CNMP e o Ministério Público Federal (MPF), que foi implementado com a colaboração da equipe de membros e servidores da ONMP, da Ouvidoria do MPF e das Secretarias de Tecnologia da Informação do MPF e do CNMP.

Segundo o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, “a nova ferramenta permite o aperfeiçoamento das atividades da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, que passa a contar com sistema informatizado para recebimento, tratamento e encaminhamento de manifestações, permitindo, assim, a aproximação e atuação integrada das Ouvidorias do Ministério Público brasileiro”. Além disso, o sistema é acessível às pessoas com deficiência, que podem consultá-lo por meio de ferramenta de leitura de telas e formulários.

Entre as várias funcionalidades do sistema “Ouvidoria Cidadã”, há a interoperabilidade com outros sistemas de ouvidorias do Ministério Público e a possibilidade de produzir e extrair relatórios. O sistema ainda permite registros, sequencial e cronológico, das providências adotadas pela Ouvidoria Nacional na realização do tratamento das manifestações recebidas, as quais poderão ser consultadas pelos cidadãos, ampliando as práticas de gestão transparente da unidade.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp