Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. A partir desta quarta-feira, encontro virtual reunirá especialistas para debater instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPOs) - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 15/9/21, às 07h00.

 

impoO “Encontro de segurança pública - Instrumentos de menor potencial ofensivo” será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, das 9h às 12h. Com ênfase nos limites do uso da força nos locais de detenção brasileiros, a iniciativa é destinada a membros e servidores do Ministério Público da União, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e dos Ministério Públicos estaduais.

A transmissão será realizada pelo canal da Secor/MPDFT no Youtube. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O objetivo é reunir especialistas e membros que atuam na área para apresentar e debater normativas e protocolos internacionais sobre uso da força por agentes de segurança pública, especialmente os instrumentos de menor potencial ofensivo. O encontro abrange aspectos teóricos e práticos e visa ao aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público.

A mesa de abertura terá a presença dos conselheiros do CNMP Marcelo Weitzel e Silvio Amorim; da procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa, e da diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Maria Fogaça.

No primeiro dia, o tema principal será “Aspectos gerais e regulamentação internacional”, com a apresentação da colombiana Verónica Hinestroza e do americano Matthew McEvoy, pesquisadores da Omega Research Foundation; de Cillian Blake, integrante da polícia irlandesa; e de Isabel Lima, coordenadora da Justiça Global.

Na manhã do dia 16 de setembro, será o momento de falar sobre “IMPOs no Sistema Prisional e Socioeducativo”. O coordenador operacional do Grupo de Intervenção Rápida de São Paulo (GIR 4), Saulo Matos, falará sobre protocolos de atuação; e os promotores de Justiça Rodrigo Machado (MPDFT) e Márcio Rogério (MPMG) tratarão do controle e investigação pelo Ministério Público. Fecham a programação do encontro o magistrado Rodrigo Foureaux, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ/GO), com apresentação sobre delimitação e critérios do uso das IMPOs, e o coronel Robson Cabanas, que vai partilhar a experiência do Projeto Olho Vivo de Implantação de bodycams na PMSP.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo do MPDFT (Secor) com o CNMP, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, e as organizações Justiça Global e Omega Research Foundation. Aqueles que tiverem interesse em receber certificado de participação, deverão realizar cadastro na plataforma EaD do MPDFT para acessar o curso e registrar a presença, etapas necessárias para a certificação.

Mais informações podem ser obtidas na programação completa ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço

Encontro de segurança pública - Instrumentos de menor potencial ofensivo

Não é necessário inscrição prévia

Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2021, das 9h às 12h

Transmissão: canal da Secor/MPDFT no Youtube.

Público: membros e servidores dos Ministérios Públicos Estaduais e dos Ramos do Ministério Público da União.

Certificado: interessados devem se cadastrar e registrar presença na plataforma EaD do MPDFT.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial