Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do MP inicia correição temática em promotorias do Rio Grande do Sul com atribuição na área da segurança pública - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 5/10/21, às 18h10.

04 10 21 correicao mp rsFoi realizada na manhã dessa segunda-feira, 4 de outubro, na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, a abertura da correição extraordinária da Corregedoria Nacional do Ministério Público nas promotorias de Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e São Leopoldo que possuem atribuição na área de segurança pública (crimes violentos letais intencionais), sistema prisional e controle externo da atividade policial.  

A correição será realizada até a próxima quinta-feira, dia 7. Após a conclusão dos trabalhos, serão elaborados relatórios, que deverão ser apreciados pelo Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Esta será a última correição na gestão do corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, cujo mandato se encerra no fim deste mês.  
 
04 10 21 rinaldo correicao mp rsDurante a solenidade de abertura, Rinaldo Reis destacou (foto) que “na sua vertente de órgão de formação, a Corregedoria precisa ser cada vez mais fomentadora de qualificação do promotor, sem deixar de exercer o seu caráter punitivo sempre que necessário”.   
 
Por sua vez, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos, mencionou “a importância do trabalho da Corregedoria Nacional para a qualificação do serviço prestado pela instituição em todo o País, considerando os princípios da unidade e da eficiência no atendimento às demandas da sociedade”. 
 
O corregedor-geral do MPRS, Marcelo Pedrotti, em sua manifestação, sublinhou a colaboração permanente entre as corregedorias e colocou o órgão local à disposição dos visitantes para auxiliar no que fosse preciso durante o trabalho.   
 
04 10 21 oswaldo correicao mp rs04 10 21 moacyr correicao mp rsAinda se manifestaram na abertura, destacando a relevância do trabalho realizado pelo CNMP para a unidade nacional da instituição e qualificação do trabalho prestado à sociedade, o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque (na foto, de gravata azul), e os conselheiros Silvio Amorim e Moacyr Rey (na foto, de gravata verde).  

Correições temáticas  
As correições temáticas da Corregedoria Nacional seguem a visão de aperfeiçoamento das ferramentas de controle e estratégias de atuação. Esse modelo está fundamentado na Carta de Brasília, que estabeleceu diretrizes objetivando a modernização do controle da atividade extrajurisdicional pelas Corregedorias. 

Presenças  
Participaram, também, da mesa de abertura da solenidade os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton; para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo; e de Gestão Estratégica, Caroline Vaz; o ouvidor do MPRS, Eduardo de Lima; o coordenador do Escritório do MPRS em Brasília, Fabiano Dallazen.

Fizeram parte da mesa, ainda, o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Benedito Torres; o chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, José Augusto Peres Filho; o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Alessandro Santos; o coordenador disciplinar da Corregedoria Nacional, Rafael Kurkowski; o presidente da AMPRS, João Ricardo Tavares; e o vice-procurador- chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, Lorenço Agostini, que acompanhou a cerimônia virtualmente. 

Com fotos e informações da Ascom do MPRS  

Matéria relacionada  
Corregedoria Nacional anuncia correição extraordinária no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp