Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP promove capacitação sobre metodologia de gestão por objetivos e resultados - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 20/1/22, às 14h37.

20 01 22 curso cpeComeçou na manhã desta quinta-feira, 20 de janeiro, e prossegue até amanhã, dia 21, a instrutoria interna sobre a metodologia de gestão por Objectives and Key Results - OKRs (Objetivos e Resultados-Chave). A capacitação está sendo realizada na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.  

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, conselheiro Moacyr Rey Filho (foto). Também compuseram a mesa o secretário-geral adjunto da instituição, Daniel Lôbo; o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) José Eduardo Sabo; e o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) Paulo Roberto Ishikawa. O conselheiro Ângelo Fabiano Farias participou de forma remota. 

Na abertura, o conselheiro Moacyr Rey falou sobre o Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público, instituído pela CPE, por meio da Portaria nº 5/2021, em dezembro do ano passado. De acordo com o conselheiro, “a ideia é disponibilizar aos membros e servidores do Ministério Público sistemas de excelência que já existem e que estão sendo mapeados. O objetivo é que o projeto seja a mola propulsora de mudança na atuação institucional”. 

Nesse sentido, Moacyr Rey afirmou que conheceu, no MPMS, a implementação da metodologia OKR e viu a ferramenta como grande potencial na área de inovação e transformação digital. “Essa metodologia é importante, funcional e rápida. O serviço público precisa de celeridade e de agilidade na entrega dos resultados. E a OKR vai nos dar o caminho para alcançarmos os melhores resultados”. 

Por sua vez, o conselheiro Ângelo Fabiano Costa disse que o Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público irá proporcionar, também, “uma transformação para a atuação do MP brasileiro de forma integrada, melhorando a efetividade dos serviços prestados à sociedade”.  

Já o procurador de Justiça do MPDFT José Eduardo Sabo, que integra o Comitê Gestor do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público, salientou que o conselheiro Moacyr Rey “empreende uma tarefa das mais cativantes: acelerar o conhecimento de que o que importa é sermos objetivos, trabalharmos em equipe e termos resultados na governança e na transformação digital no MP”.  

Também integrante do comitê gestor, o secretário-geral adjunto do CNMP, Daniel Lôbo, enfatizou que o conselheiro Moacyr implementou um “projeto de grande relevância e que possui um escopo bastante ambicioso, mas que busca enfrentar um problema existente nas áreas de ciências de dados, interoperabilidade, inteligência artificial, compartilhamento de soluções e em outras áreas de tecnologia da informação”.  

O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) Hugo Porto complementou, dizendo que “uma construção de rede nacional de transformação digital deve ser feita por meio de colaboração entre as unidades do Ministério Público, o que evitará a duplicidade dos trabalhos e a perda de energia”.  

Instrutoria 
A finalidade da instrutoria realizada hoje e amanhã é capacitar membros integrantes do Comitê Gestor do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público e servidores da CPE na metodologia de gestão por OKRs, por meio de oficinas e treinamentos. As conclusões dos trabalhos serão utilizadas para a definição de objetivos e indicadores de resultados que auxiliarão o monitoramento do projeto.  

A capacitação ocorre de forma mista, ou seja, presencial e virtual. Inicialmente ocorrerão instruções teóricas com todos os participantes. Para a realização dos workshops, serão utilizadas salas virtuais da plataforma Teams. 

Hoje, o evento prossegue até as 18 horas. Amanhã, será das 9h às 12h. 

Palestrantes 
Paulo Roberto Ishikawa: promotor de Justiça do MPMS, onde atualmente exerce o cargo de procurador-geral adjunto de justiça institucional. É especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – “MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos” e Programa de Certificação em Gerenciamento de Projetos pela University of California, Irvine. Certificado em OKR Master pela Oxford Business Master. 

Sabrina Lopes: diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS. Tecnóloga em Processamento de Dados, especialista em Governança de Tecnologia da Informação, certificada em Cobit Foundation, Professional OKR Coach Certified - POCC Institute Agile e Certified OKR Master - Oxford Business Masters. 

Pedro Henrique Cavalcante: chefe da Divisão de Metas e Indicadores Estratégicos do MPMS, bacharel em Sistemas de Informação, pós-graduado em Segurança e Defesa Cibernética, certificado em Itil Foundations e Microsoft PL-900 Foundations em Power Platform e OKR Masters. 

Thiago Russo: técnico de informática do MPMS, bacharel em Ciências da Computação, especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e Certified OKR Master - Oxford Business. 

Matérias relacionadas 
CNMP institui projeto de governança de dados e transformação digital no Ministério Público  

Comitê Gestor do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital é instituído pelo CNMP 

Foto: Ubirajara Machado (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp