Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. TEDxESMPU seleciona palestrantes entre colaboradores do CNMP e do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 31/8/22, às 15h21.

tedx esmpu*Atualizada em 1º de setembro para informar a nova data de inscrições

Está aberta a seleção dos palestrantes para o TEDxESMPU: as inscrições vão até as 23h59 de 9 de setembro. A conferência será realizada em 23 de novembro, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília. Confira o edital.

Com o tema âncora “De volta para o futuro”, o TEDxESMPU convida o Ministério Público brasileiro a disseminar ideias com potencial de transformar o mundo em um lugar melhor, estimulando possibilidades de reflexão e mudanças de pensamento.  

O evento pretende colocar em perspectiva os futuros possíveis e desejáveis apresentados de forma interseccional e transdisciplinar pelas diversas áreas de interesse da sociedade, como as ciências exatas e humanas, a filosofia, as artes e a cultura.  

Quem pode participar

Podem participar da seleção do TEDxESMPU todos os colaboradores do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público brasileiro que integram a comunidade acadêmica da ESMPU.  

A finalidade do evento é compartilhar ideias inéditas e de impacto. Desse modo, a seleção dos palestrantes deve atender aos dez critérios da organização do TED: ideias originais; relevantes; únicas; inspiradoras e que necessitam ser defendidas; que tenham mensagem clara e de impacto; que mudem percepções; que guardem relação com o tema e os valores do TEDxESMPU; que tenham potencial de engajamento; e que pertençam a um candidato com performance e capacidade para apresentá-las de forma objetiva e instigante. 

As propostas serão submetidas a um conselho curador, formado por integrantes anônimos, que avaliarão se as ideias atendem aos critérios elencados. Serão desclassificados conteúdos comerciais, agendas de teor religioso e político ou retóricas inflamadas e ideias pseudocientíficas. 

Os selecionados participarão de uma preparação para que consigam estruturar as suas apresentações na metodologia de palestras TED. O treinamento consistirá em duas etapas: a primeira, com duas aulas de quatro horas cada, nos dias 26 e 27 de setembro. A segunda terá dez horas de treinamento individualizado, entre os meses de setembro, outubro e novembro, ambas de forma remota. 

TED e TEDx

Do acrônimo Technology, Entertainment and Design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Atualmente, são realizadas duas conferências anuais, na Califórnia (EUA), com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo.  

Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, o TED, em 2009, criou um programa de eventos locais chamado TEDx, organizado autonomamente, que reúne pessoas para compartilhar experiências semelhantes ao TED. 

O evento em como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona. 

Confira o edital. 
Acesse aqui o formulário

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp