Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministra Cármen Lúcia é a primeira convidada da nova temporada do podcast Marias do Brasil - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 31/8/22, às 17h45.

banner noticia marias brasil“As dificuldades que nós mulheres tínhamos, e continuamos tendo, decorrem de uma construção cultural preconceituosa, machista e que precisa de ser devidamente exposta e reformulada para que a gente tenha as mesmas oportunidades.” A afirmação é da ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, feita durante o primeiro episódio da segunda edição do Podcast Marias do Brasil, disponível nas principais plataformas de áudio, como Dezzer Spotify.   

O anúncio do lançamento na nova temporada do podcast foi feito pelo conselheiro e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), Otavio Luiz Rodrigues Jr., durante o Ciclo de Diálogos Maria da Penha, nessa terça-feira, 30 de agosto

Conforme fala do conselheiro, a segunda temporada tem a missão de divulgar trajetórias femininas de sucesso como estímulo, símbolo e forma de compartilhamento de experiências, mas não somente para mulheres.  

A segunda edição do podcast é lançada neste mês de agosto, em que a Lei Maria da Penha completa 16 anos de publicação. A iniciativa é fruto da parceria entre a CDDF e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).  

Nesta nova temporada, os episódios são apresentados pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e membra auxiliar da CDDF, Andrea Teixeira de Souza.   

Os próximos programas estarão disponíveis nos dias 2, 9 e 16 de setembro. Foram entrevistadas a advogada e conselheira federal da Ordem dos Advogados pela Paraíba, Marina Gadelha; a advogada, professora e ex-conselheira do CNMP, Fernanda Marinela; e a professora de Direito Civil da Universidade de São Paulo (USP) Silmara Chinellato. 

Primeira edição 
Na primeira edição, o podcast Marias do Brasil teve oito episódios, disponíveis nas plataformas de áudio. Em cada um dos programas, convidadas especialistas e representantes de instituições públicas e de organizações da sociedade civil refletiram sobre a concepção da lei, os avanços jurídicos conquistados no enfrentamento da violência doméstica e as principais dificuldades enfrentadas ao longo dos anos.   

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp