Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Equipe do CNMP conhece rotinas de segurança de grandes eventos aplicadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo  - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 1/11/22, às 07h10.

Imagem 3Integrantes da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)  realizaram, nessa quinta-feira, 27 de outubro, visita institucional ao 2º Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conhecer as rotinas e os procedimentos adotados para a manutenção da segurança pública em grandes eventos.  

A equipe do CNMP foi composta pelo conselheiro e presidente da CSP, Jaime de Cassio Miranda; pela membra auxiliar Fernanda Balbinot; e pelo membro colaborador José Eduardo Sabo Paes. Eles estavam acompanhados pelo comandante-geral da PMDFT, coronel Fábio Augusto Vieira, e pela subsecretária de Operações Integradas da Secretária de Segurança Pública do DF, coronel Cintia Queiroz de Castro. 

A comitiva foi recebida pelo comandante-geral da PMESP, coronel Ronaldo Miguel Vieira, e pelo comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Elço Moreira Junior.  

Na ocasião, foram apresentados aos membros do CNMP o Manual de Policiamento de Eventos da PMESP, os planos de operação desenvolvidos, especificamente, para cada evento e as particularidades da legislação paulista que regula a matéria.  

Imagem 2Também foram detalhadas rotinas prévias, concomitantes e posteriores adotadas pelo batalhão para garantir que eventos em que há grande aglomeração de pessoas, como jogos de futebol e shows artísticos, transcorram de forma segura. 

Na avaliação do conselheiro nacional Jaime de Cassio Miranda, “é relevante que o Ministério Público, no seu importante papel fomentador de políticas de segurança pública, conheça de perto o trabalho das forças de segurança, seus procedimentos e rotinas. No que tange aos grandes eventos, em especial os desportivos, que ocorrem em estádios e envolvem grandes torcidas, o envolvimento do Ministério Público é essencial para a garantia do direito do torcedor à segurança, conforme resguarda o Estatuto do Torcedor”.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial