Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP lança a revista Ministério Público e o Sistema de Segurança Pública Brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 6/12/22, às 16h50.

livro cspFoi lançada, na quinta-feira, 1º de dezembro, durante o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, a obra Ministério Público e o Sistema de Segurança Pública Brasileiro – 2022”.

A publicação reúne 23 artigos de membros e servidores do Ministério Público, bem como de integrantes de outras carreiras jurídicas e de especialistas na área de segurança pública. Entre os diversos tópicos abordados estão criminologia, execução penal, intervenção policial, sistema carcerário, milícias, provas digitais e tráfico de drogas.     

Editada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), a publicação tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e a proposição de ações e práticas dirigidas ao aprimoramento do sistema de segurança pública brasileiro, bem como evidenciar ocorrências e novas perspectivas que podem refletir no funcionamento desse sistema. Além disso, a revista debate dados relativos ao sistema carcerário, ao controle externo da atividade policial e à letalidade policial.  

Na apresentação da publicação, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma que: “O Ministério Público, por sua conformação constitucional como garantia de realização dos direitos fundamentais e institucional do próprio Estado Democrático de Direito, é ator inarredável das ações de Estado que tenham por objetivo a segurança pública – dever do Estado; direito e responsabilidade de todos”.  

Aras prossegue o raciocínio observando que, atenta à missão constitucional do CNMP ao contínuo aperfeiçoamento do Ministério Público brasileiro, “a revista serve ao importante fim de ampliar o diálogo e o intercâmbio de informações e de ideias com todos os órgãos dos sistemas envolvidos, divulgando trabalhos acadêmicos que trazem valiosas reflexões, sob diferentes enfoques, acerca da matéria e dos rumos da segurança pública no Brasil”.   

Na introdução da revista, o presidente da CSP, conselheiro Jaime de Cassio Miranda, exaltou a “notória vivência prática dos autores e autoras, cujas evidências e conteúdos compartilhados proporcionarão ampliada percepção, novas abordagens epistemológicas e axiológicas para a sociedade, comunidade política, jurídica e acadêmica”.   

O presidente da CSP pontua ainda que “os desafios não são poucos nessas temáticas caracterizadas pela interinstitucionalidade, interdependência e transdisciplinaridade”. O conselheiro elenca, entre outros, alguns dos elementos de planejamento a serem considerados e superados na tutela coletiva das políticas públicas de segurança pública pelo Ministério Público, como as possibilidades e influências das novas tecnologias, as vulnerabilidades e oscilações de ordem econômica e social, a expansão e internacionalização do crime organizado, a amplitude das fronteiras e diversidades regionais e as peculiaridades das estruturas de organização.     

Veja aqui a íntegra da publicação.  

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial