Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grupo de trabalho do CNMP sobre planejamento de grandes eventos recebe oficiais do Exército Brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 7/12/22, às 14h33.

csp exercitoAconteceu, nessa segunda-feira, 5 de dezembro, encontro entre o grupo de trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) destinado a realizar estudos visando à elaboração de manual de atuação do Ministério Público em grandes eventos e um grupo de oficiais do Exército Brasileiro que participaram das operações de segurança e garantia da ordem durante os Jogos Olímpicos, Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol, entre outros grandes eventos realizados no país.

O grupo de trabalho é vinculado à Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP, presidida pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda.   

Durante a reunião, o coronel Laurence Alex André Xavier Moreira, assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ministrou palestra sobre a atuação do Exército Brasileiro nos grandes eventos, desde a fase de planejamento, passando pela preparação e execução, e chegando na posterior avaliação dos resultados. 

O conselheiro Jaime de Cassio Miranda ressaltou a importância da cooperação das instituições nacionais com os trabalhos do GT e agradeceu a todos, especialmente aos coronéis Laurence Moreira e Santana Netto, pelas exposições.  

O coronel Deocleciano José de Santana Netto, chefe da Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos (Assessoria 2) do Gabinete do Comandante do Exército, destacou a importância da articulação interinstitucional para o sucesso do planejamento e da execução dos grandes eventos. Também participou da reunião o tenente-coronel Vinícius Vasconcelos de Oliveira, da Assessoria 2 do Gabinete do Comandante do Exército.  

Participaram da apresentação os membros do GT, incluindo o presidente, conselheiro Jaime de Cassio Miranda; o coordenador, Alexandre Saraiva, procurador de Justiça Militar e membro auxiliar do CNMP; e os demais integrantes: Alexandre Reis de Carvalho, promotor de Justiça Militar e membro auxiliar do CNMP; José Eduardo Sabo Paes, procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; e Márcio Bressani, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.  

O GT foi instituído pela Portaria CNMP-PRESI nº 330/2022 e tem como presidente o conselheiro Jaime de Cassio Miranda.  

A próxima reunião ordinária do GT está prevista para o dia 12 de dezembro.  

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp