Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ouvidoria das Mulheres do CNMP recebeu quase 1.300 demandas de janeiro a outubro deste ano - Conselho Nacional do Ministério Público
Ouvidoria das Mulheres
Publicado em 19/12/22, às 15h49.

Banner violencia contra mulherDe janeiro a outubro deste ano, a Ouvidoria das Mulheres, órgão vinculado à Ouvidoria Nacional do Ministério Público do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), recebeu 1.296 manifestações. O número foi apresentado dia 8 de dezembro, durante o seminário “Eleições 2022: indicadores, participação feminina e violência política”, que debateu o processo eleitoral deste ano.

Promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com o Observatório Nacional da Mulher na Política, o evento fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

A responsável por representar o CNMP foi a membra auxiliar Bianca Stella, que mostrou um balanço das manifestações recebidas pela Ouvidoria da Mulheres, incluindo os casos de denúncias de violências políticas contra as mulheres. Durante a apresentação, Bianca reforçou a importância das ouvidorias no contexto das eleições de 2022. “As ouvidorias são um potente instrumento de cidadania e de participação popular voltado para mulheres que atuam na política brasileira”, destacou.

Na ocasião, também foi apresentada a rede de Ouvidorias das Mulheres dos ramos e unidades do Ministério Público, que já conta com 28 ouvidorias.

Além disso, Bianca ressaltou que a violência política de gênero interfere na sub-representatividade feminina no Brasil, afastando as mulheres do espaço de poder. “E não apenas na questão partidária, mas também nos ambientes institucionais, já que as instituições tendem a replicar o modelo de sociedade estruturalmente desigual quanto à valorização dos gêneros”, disse.

Campanha

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. No Brasil, ocorre do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp