Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Movimento Nacional em Defesa das Vítimas e Escola Superior do MPU oferecem curso sobre escuta e acolhimento de vítimas em contextos traumáticos - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 14/3/23, às 15h42.

3 sessão plenario“Impactos da violência: conhecimentos básicos para a escuta e acolhimento em contextos traumáticos.” Esse é o tema do curso que está sendo oferecido pelo Movimento Nacional em Defesa das Vítimas, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 14 de março, pelo presidente do CNMP em exercício, corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, durante a 3ª Sessão Ordinária de 2023.

A capacitação é feita na modalidade a distância, com carga de oito horas-aula, e é aberta a membros e a servidores do Ministério Público e à sociedade em geral. Ministrada pela psicóloga e pós-doutora Arielle Sagrillo, visa a auxiliar na criação de critérios mínimos para o contato e acolhimento adequado das vítimas, por parte dos membros e servidores do Ministério Público, ajudando na melhor compreensão dos elementos psicológicos básicos relativos à vitimização e neurobiologia do trauma.

Oswaldo D’Albuquerque destacou que o Movimento Nacional em Defesa das Vítimas “segue durante o ano de 2023 desenvolvendo ações coordenadas de mobilização, capacitação e incentivo a boas práticas para proteger e assegurar os direitos de vítimas”.

Acesse o endereço e tenha mais informações sobre a capacitação. e tenha mais informações sobre a capacitação.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas

O projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas foi lançado, oficialmente em 28 de junho de 2022 e é promovido pelo CNMP, Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

Acesse aqui o portal do Movimento.

Fotos: Sergio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp