Publicado em 24/3/23, às 14h19.

Com o objetivo de promover ações de capacitação com uma perspectiva inclusiva e em consonância com a legislação atual, no dia 30 de março, o Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), promove o seminário “Direitos existenciais e a capacidade civil da pessoa com deficiência”.
A abertura do evento contará com a participação do presidente da CDDF, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr.
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná e coordenadora do Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Melissa Cachoni Rodrigues, realizará palestra que dará início aos trabalhos.
Por meio de painéis de debates, com a presença de membros especialistas do Ministério Público, do Sistema de Justiça e da academia, serão tratadas temáticas como: capacidade civil e direitos existenciais; capacidade jurídica e internação involuntária; sexualidade e deficiência: direitos sexuais e reprodutivos; reflexos no Direito Penal; instrumentos jurídicos e o sistema de apoio à pessoa com deficiência; violações aos direitos humanos; e os desafios para a efetividade da legislação na construção do sistema de apoios.
A iniciativa é voltada aos membros do Ministério Público e à sociedade em geral. Não será necessária inscrição prévia para participar do evento.
Serviço
Evento: Direitos existenciais e a capacidade civil da pessoa com deficiência
Data: 30 de março
Horário: 14h30