Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do CNMP anuncia novas edições do programa Diálogos Ambientais e lança projeto sobre tutoria de sistemas ambientais - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 28/3/23, às 13h29.

rinaldo tutoriasNesta terça-feira, 28 de março, durante a 4ª Sessão Ordinária de 2023, o presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público, conselheiro Rinaldo Reis, anunciou a realização do terceiro ano do programa Diálogos Ambientais e lançou o projeto “Tutoria de sistemas ambientais”.

Amanhã, dia 29, às 15 horas, no programa Diálogos Ambientais, a subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho Ileana Neiva apresentará a palestra com tema “O meio ambiente do trabalho como parte do meio ambiente em geral”. Já o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Michael Schneider Flach palestrará sobre tutela e delitos contra o patrimônio cultural. O programa será transmitido, ao vivo, pelo canal do CNMP no YouTube.

No mesmo formato do Diálogos Ambientais, o projeto “Tutoria de sistemas ambientais” realizará o treinamento dos interessados nas principais plataformas de informações georreferenciadas, com exposições das equipes técnicas que administram os sistemas.

Os públicos-alvo são membros e servidores do Ministério Público que atuam nas áreas técnicas de perícia e inteligência, usuários de sistemas georreferenciados cujos perfis foram disponibilizados às unidades por meio das adesões aos acordos de cooperação técnica firmados pelo Conselho, por meio da CMA, e para interessados em geral. As edições também serão transmitidas, em tempo real, pelo canal do CNMP no YouTube.

A primeira tutoria em sistemas ambientais está marcada para o dia 27 de abril, sobre a plataforma MapBiomas Alertas. Está ainda prevista, para o segundo semestre, a capacitação no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente.

Sucesso e interesse

Durante a sessão desta terça-feira, o conselheiro Rinaldo Reis destacou que os vídeos de 2021 e de 2022 do Diálogos Ambientais foram assistidos por milhares de espectadores, o que demonstra o sucesso e o grande interesse pela iniciativa. “O programa oferece uma importante oportunidade de interação e aprendizado para os membros e servidores e ainda é uma forma de prestar contas à sociedade de atuações importantes do Ministério Público na área de defesa do meio ambiente. Os espectadores poderão, inclusive, tirar dúvidas de casos práticos de atuação do Ministério Público”.

Reis complementou: “Tamanho foi o sucesso do Diálogos Ambientais nos dois primeiros ciclos, que lançaremos, no próximo mês, um segundo programa da CMA, chamado ‘Tutorias de sistemas ambientais’. O novo programa tem a finalidade de compartilhar conhecimentos mais técnicos e práticos relacionados ao acesso dos vários sistemas de monitoramento remoto e de levantamento de dados informatizados nas plataformas das instituições de fiscalização e gestão ambiental, das esferas públicas e privadas”.

O conselheiro afirmou que “o acesso mais qualificado a esses sistemas e plataformas de monitoramento remoto e de levantamento de dados sem dúvida será um divisor de águas para o fortalecimento da atuação ambiental dos Ministérios Públicos, já que permitirá uma investigação e fiscalização ambientais mais modernas, eficientes e especializadas. Esses sistemas representam o futuro da atuação na área ambiental, uma vez que economizam tempo e orçamento para a realização de perícias e de investigações e para o levantamento de informações relevantes. Além disso, viabilizam o desenvolvimento de um inquérito civil público muito mais célere e resolutivo e de uma fiscalização mais eficiente e ramificada”.

Matéria relacionada

Primeira edição do programa Diálogos Ambientais acontece na quarta-feira, 29 de março

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP)

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp