Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Na próxima terça-feira, 13 de junho, CNMP e MPT lançam revista em quadrinhos que aborda a importância da vacinação - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 7/6/23, às 17h10.

banner noticia gibi campanha vacinalNa próxima terça-feira, 13 de junho, às 9 horas, o Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão da Saúde, e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançam uma revista em quadrinhos com foco na temática da vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI). A iniciativa é uma das ações do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo CNMP. A solenidade ocorrerá no Plenário do Conselho, em Brasília, na abertura da 9ª Sessão Ordinária de 2023, e será transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da instituição no YouTube.

A revista faz parte do projeto "MPT em quadrinhos". A Edição nº 69, que tem como título “Pacto pela vacinação”, contou com a colaboração da Comissão da Saúde do CNMP e de membros do MPT, do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 16 páginas, os personagens Dona Graça, Brígida, Alex, Bete, Otávio, Pedrinho, Margareth e Ivan abordam, entre outros pontos, a necessidade de serem desmentidas notícias falsas, conhecidas como fake news, e a necessidade de se aumentar a cobertura vacinal, tendo em vista que a OPAS/OMS incluiu o Brasil na lista de países que estão sob alto risco de retorno da poliomielite. Além disso, a revista em quadrinhos menciona que ocorreram diversos casos de sarampo nos últimos anos, doença que havia sido eliminada em 2016.

A publicação também apresenta um código (QR Code) por meio do qual o leitor pode apontar o celular e acessar o aplicativo Conecte SUS, que contém diversas informações sobre saúde, como o número de vacinas aplicadas.

O presidente da Comissão da Saúde, conselheiro Jayme de Oliveira, afirmou que "a revista em quadrinhos é um marco importante nesse projeto, permitindo um avanço. Materializa-se o ideal de levar conhecimento sobre a importância das vacinas em linguagem simples e acessível a todos. Saúdo todos os envolvidos e, em especial, o Ministério Público do Trabalho por agregar esse valor à consciência vacinal”.

Já a gerente do projeto Segurança e Saúde nas Escolas e coordenadora adjunta da Coordenadoria Nacional de Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, a procuradora do trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, destacou que "o MPT leva diversos temas importantes para as escolas por meio dos projetos MPT na Escola e Segurança e Saúde nas Escolas e da iniciativa MPT em Quadrinhos. Com a adesão do MPT ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, entendemos que a vacinação deveria ser incluída nessas pautas prioritárias a serem difundidas por meio das escolas, conscientizando estudantes, profissionais da educação e toda a sociedade”

A procuradora complementou que “a revista MPT em Quadrinhos da Vacinação transmite a mensagem do Pacto de maneira lúdica, numa linguagem simples e acessível. Esperamos que a revista seja muito aproveitada por todas as instituições aderentes ao Pacto, que podem disseminá-la para escolas, unidades de saúde e outras ações comunitárias, para que possamos retomar com força a confiança do Brasil na segurança, na eficácia e na imprescindibilidade das vacinas para a prevenção de inúmeras doenças”.

Veja a página do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal 

Agenda 

Evento: solenidade de lançamento da revista em quadrinhos “Pacto pela vacinação”

Data: 13 de junho (terça-feira)

Horário: 9 horas

Local: Plenário do CNMP, em Brasília

Transmissão: canal oficial do CNMP no YouTube 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp