Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP promove Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha para aprimoramento da atuação do MP no enfrentamento da violência contra a mulher - Conselho Nacional do Ministério Público
Violência contra a mulher
Publicado em 28/8/23, às 17h44.

CDDF Ciclo de diálogos Maria da Penha Card Banner Noticia

A violência contra a mulher é uma triste realidade, que ocorre muitas vezes nas sombras e causa danos profundos. Foi o que aconteceu com Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que enfrentou anos de violência doméstica e que, por seu exemplo de luta e coragem, tornou-se um símbolo de resistência. No mês de aniversário da lei que leva o nome dela, o Conselho Nacional do Ministério Público promove o Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha. O evento ocorrerá na quinta-feira, 31 de agosto, das 9h às 17h30, na sede do CNMP, em Brasília, com transmissão pelo canal do órgão no YouTube. 

O Ciclo de Diálogos é uma iniciativa conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), da Corregedoria Nacional do Ministério Público e da Ouvidoria Nacional do Ministério Público. O objetivo é discutir e elaborar projetos para a garantia da efetivação da aplicação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), conforme prevê a Recomendação CNMP nº 89/2022.  O texto propõe que no mês de agosto, quando se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha, sejam promovidos debates sobre o tema em todas as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro. 

O ciclo contará com a presença de autoridades que se dedicam à proteção das mulheres, entre eles promotores de Justiça e representantes do CNMP, da Corregedoria Nacional do MP, da Ouvidoria Nacional do MP, do Ministério dos Direitos Humanos, do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Nacional de Justiça e do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem). Além disso, a própria Maria da Penha Fernandes, símbolo de resistência e luta, participará da abertura, às 9 horas, oferecendo sua perspectiva sobre o combate à violência contra a mulher. 

Na sequência, haverá duas mesas de debates pela manhã: atuação das Corregedorias de Ministério Público no contexto de violência doméstica, às 9h30, e atuação das Ouvidorias do Ministério Público no contexto de violência doméstica, às 10h45.  

À tarde ocorrerão quatro debates: medidas protetivas de urgência e atuação do Ministério Público (às 14h); atuação do Ministério Público na promoção da autonomia financeira das mulheres (15h15) e atuação extrajudicial do promotor de Justiça de violência doméstica e familiar (16h15).   O ciclo de debates será encerrado com uma sessão de reflexão e networking, proporcionando a oportunidade de intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes. 

 
 
Agenda
 
Ciclo de Diálogos Maria da Penha
 
Quando: 31/8, das 9h às 17h30
 
Local: no auditório do CNMP, com transmissão pelo canal do órgão no YouTube.
 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp