Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tutorias de Sistemas Ambientais 2023 aborda a Plataforma Nacional ClimaAdapt para Enfrentar Desafios Climáticos - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 23/10/23, às 18h27.

 CMA Tutorias Sistemas Ambientais 27 10 Banner NotíciaA 4ª edição do projeto Tutorias de Sistemas Ambientais 2023 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) traz à tona uma iniciativa crucial para o enfrentamento dos desafios decorrentes das mudanças climáticas: a Plataforma Nacional sobre Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças do Clima, mais conhecida como ClimaAdapt. O treinamento será realizado na sexta-feira, 27 de outubro, das 16h às 17h, no Plenário do CNMP, com transmissão em tempo real pelo canal do órgão no YouTube.

O projeto Tutorias de Sistemas Ambientais 2023 é uma iniciativa da CMA, presidida pelo   conselheiro Rinaldo Reis, e está previsto no Plano de Ação do CNMP. 

Paulo Alexandre de Toledo Alves, ocupante do cargo de coordenador-geral de Apoio aos Entes Subnacionais da Secretaria de Fundos e Instrumentos Financeiros, unidades do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, será o palestrante do evento, abordando detalhadamente o funcionamento e os objetivos da ClimaAdapt. 

A plataforma é gerida pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com a Microsoft. Seu principal objetivo é servir como modelo de avaliação das vulnerabilidades às mudanças do clima em todo território nacional e disponibilizar essas informações à população. 

De acordo com o portal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a ClimaAdapt oferece a possibilidade do planejamento e desenvolvimento de ações pautadas em informações concretas e evidências científicas, considerando o contexto atual de mudança do clima e focando na identificação de áreas de maior vulnerabilidade, que precisam de maior atenção por parte do poder público para manutenção de vidas e desenvolvimento regional. 

Além disso, a plataforma deve contribuir para uma melhor gestão do território, a fim de evitar perdas e danos, reduzir riscos, inclusive climáticos, favorecer melhor uso dos recursos públicos, maior efetividade das políticas e programas, bem como ampliar as oportunidades de ação.  

Um destaque relevante é a capacidade da plataforma em auxiliar os tomadores de decisão em âmbito nacional, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros a construírem melhores argumentos para a qualificação de propostas de acesso a investimentos e fundos internacionais para a adaptação às mudanças do clima e redução de vulnerabilidades, como por exemplo o Fundo de Adaptação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC), ou o Green Climate Fund (GCF), entre outros. 

Tutorias de sistemas ambientais   

O objetivo do projeto "Tutorias de sistemas ambientais" é oferecer capacitações sobre as principais plataformas de informações georreferenciadas, com exposições das equipes técnicas que administram os sistemas. O programa tem a finalidade de compartilhar conhecimentos técnicos e práticos relacionados ao acesso dos sistemas de monitoramento remoto e de levantamento de dados informatizados nas plataformas das instituições de fiscalização e gestão ambiental, das esferas públicas e privadas.   

Podem participar membros e servidores do Ministério Público que atuam nas áreas técnicas de perícia e inteligência, usuários de sistemas georreferenciados cujos perfis foram disponibilizados às unidades por meio das adesões ao Acordo de Cooperação Técnica nº ­­­­11/9/2020, firmados pelo Conselho e interessados em geral.   

Serviço Evento: Tutorias de sistemas ambientais – 4ª Edição Quando: 27 de outubro, a partir das 16h Onde: Plenário do CNMP Transmissão: canal no Youtube

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp