Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apoia o Encontro Nacional de Promotoras e Promotores de Justiça da Educação - Conselho Nacional do Ministério Público
Infância, juventude e educação
Publicado em 1/12/23, às 14h26.

botegaComeçou nessa quinta-feira, 30 de novembro, o IV Encontro Nacional de Promotoras e Promotores de Justiça da Educação, iniciativa apoiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão da Infância, Juventude e Educação (Cije). Na oportunidade, o membro auxiliar da Comissão João Luiz Botega participou da mesa de debate: "Ministério Público e a Defesa do Direito à Educação" como expositor.

O evento, realizado no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), congrega especialistas e membros do MP de todas as regiões do país com atuação na área. "Só há um caminho para acabar com a desigualdade: investimento forte em educação", sublinhou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, em seu discurso de abertura.   

Ainda na abertura dos trabalhos, algumas autoridades participantes observaram a importância do encontro. "Eu nunca me realizei tanto no Ministério Público quanto nesta área", testemunhou o corregedor-geral do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza. "O tema proposto é fundamental", observou a secretária do Conselho Superior, Tatiana Bicudo, referindo-se à questão dos desafios contemporâneos para a concretização do direito à educação pública e de qualidade, que estará no centro das discussões.  

 "A educação é primordial para o desenvolvimento de qualquer nação civilizada", disse o presidente em exercício da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Gabriel Bittencourt Perez. "Se sucesso teve a Escola, teve graças à equipe", enfatizou o diretor da Escola Superior, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, comemorando o fato de o último grande evento de sua gestão, que se encerra em dezembro, ter como foco justamente a educação. 

Além das autoridades a quem a palavra foi franqueada, integraram a mesa de abertura o ouvidor do MPSP, Tiago Zarif, a secretária especial de Tutela Coletiva, Susana Henriques da Costa, e o promotor João Paulo Faustinoni, que integra o Centro de Apoio Operacional Cível. Depois da solenidade de abertura, Andressa Camile Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, abordou o tema "Garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".  

Com informações do MPSP. 

Foto: Cije/CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp