Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP promove seminário de integração do Ministério Público nos temas da infância, juventude e educação - Conselho Nacional do Ministério Público
Infância e Juventude
Publicado em 11/4/24, às 18h01.

Jornalismo Comissoes Banner 01Nos dias 8 e 9 de maio, o Conselho Nacional do Ministério Público realizará o “Seminário de Integração do Ministério Público: Infância, Juventude e Educação”. O evento ocorrerá em formato híbrido, das 9h às 18h, no dia 8, e das 9h às 17h, no dia 9, no auditório do CNMP, com transmissão ao vivo do primeiro dia pelo canal oficial da instituição no YouTube.

As inscrições estão sendo realizadas pelo sistema de eventos do CNMP e seguem até as 10h de 8 de maio. 

O seminário é uma iniciativa da Comissão da Infância, Juventude e Educação (Cije), que busca promover um diálogo sobre a temática entre os diversos atores dos ramos e unidades do Ministério Público. 

Por meio do seminário, a Cije quer estabelecer uma conversa ampla e construtiva entre os profissionais que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, inclusive na área da educação. A intenção é avançar em agendas comuns e na articulação interfederativa para o enfrentamento das principais demandas relacionadas à estruturação de políticas públicas. 

A programação do evento é bastante abrangente. No dia 8 de maio, haverá a abertura oficial com o presidente da comissão, Rogério Varela, entre outras autoridades, seguida de uma conferência com Ranjit Signh Uppal, juiz distrital em Leeds, Inglaterra, que discutirá a experiência do "welfare checklist" no sistema inglês. Esta parte do seminário contará com tradução simultânea. 

Também serão realizados três painéis que discutirão a atuação transversal e integrada do Ministério Público na proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência; a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; e as perspectivas da atuação do CNMP na área da infância, juventude e educação. 

No segundo dia do seminário, quinta, 9, as atividades serão focadas em reuniões ampliadas dos Grupos de Trabalho, proporcionando um espaço para debates mais detalhados e aprofundados. Estarão reunidos membros e servidores que compõem os nove grupos de trabalho da Cije sobre Conselho Tutelar, Convivência Familiar e Comunitária, Diagnóstico da Educação, Educação Inclusiva, Orçamento, Primeira Infância, Sinase, Trabalho nas Plataformas Digitais e Violência Contra Crianças e Adolescentes. 

Confira a programação completa. 

Agenda 

Seminário de Integração do Ministério Público: Infância, Juventude e Educação” 

Quando: 8 de maio, das 9h às 18h, e 9 de maio, das 9h às 17h 
Onde: Auditório do CNMP 
Transmissão: do primeiro dia do evento pelo canal oficial da instituição no Youtube.
Inscrições: pelo sistema de eventos do CNMP 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp