Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP adere ao Outubro Rosa - Conselho Nacional do Ministério Público

Outubro Rosa MG 6904

 

Pelo quarto ano consecutivo, o CNMP adere ao movimento internacional “Outubro Rosa". A inciativa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Para marcar a adesão à luta contra a doença, a sede do Conselho terá iluminação especial cor-de-rosa durante todo o mês.

 

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 a estimativa é que ocorram 57.120 novos casos de câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. A taxa de mortalidade ainda é alta, comparada a dos países desenvolvidos, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado.

 

Movimento

O Outubro Rosa começou em 1997 nos Estados Unidos nas cidades norte-americanas de Yuba e Lodi. Entidades da sociedade civil organizaram ações locais durante esse mês com o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença. Entre as atividades realizadas estão desfiles de moda, corridas e partidas esportivas.

 

No Brasil, a primeira adesão ao movimento ocorreu em 2002, com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Mas foi a partir de 2008 que a campanha ganhou força no país, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

 

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp