Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Plenário - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 9/8/11, às 20h24.

Seis conselheiros encerram mandato nessa terça-feira

A sessão do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público dessa terça-feira, 9 de agosto, marcou o fim do mandato de seis conselheiros: Achiles Siquara, Bruno Dantas, Cláudio Barros, Sandra Lia, Sandro Neis e Sérgio Feltrin. Os conselheiros que deixam o CNMP fizeram discursos de agradecimento e receberam homenagens.

Segundo Cláudio Barros, conselheiro há dois mandatos consecutivos, “o CNMP assumiu definitivamente seu papel de coordenador dos grandes movimentos do Ministério Público brasileiro”. Achiles Siquara ressaltou a importância do diálogo constante entre CNMP e lideranças do MP, incluindo as associações de classe, para que as ações e iniciativas do colegiado sejam cada vez mais efetivas.

Sérgio Feltrin agradeceu o aprendizado dos últimos dois anos. "Aprendi a conviver com uma instituição essencial ao país, que atua em todo o território, até mesmo nas fronteiras mais distantes. E aqui trabalhamos para a construção de um MP cada vez mais atuante e eficiente", disse ele. Sandra Lia destacou a experiência à frente da Comissão de Infância e Juventude do CNMP que, segundo ela, permitiu contato com lideranças e o conhecimento do importante trabalho realizado pelo MP nessa área tão sensível.

Segundo Sandro Neis, que também encerra período de quatro anos no Conselho (sendo dois deles à frente da Corregedoria Nacional), o CNMP “é uma instituição madura, que trilhou com sucesso o difícil caminho do reconhecimento e da credibilidade”.

Nova composição
A composição do Conselho Nacional do Ministério Público do biênio 2011/2013 será formada nesta quarta-feira, 10 de agosto. Cerimônia de posse acontecerá às 19h, no auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria Geral da República, em Brasília. Os membros do CNMP cumprem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para mais um mandato.

Novos conselheiros:
- Alessandro Tramujas, do Ministério Público de Roraima, em vaga dos MPs Estaduais.
- Jarbas Soares, do Ministério Público de Minas Gerais, em vaga dos MPs Estaduais
- Tito Amaral, do Ministério Público de Goiás, em vaga dos MPs Estaduais
- Jeferson Luiz Pereira Coelho, na vaga do Ministério Público do Trabalho
- José Lázaro Alfredo Guimarães, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Conselheiros reconduzidos:
- Maria Ester Henriques Tavares, em vaga do Ministério Público Militar
- Almino Afonso Fernandes, em vaga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
- Taís Schilling Ferraz, em vaga do Supremo Tribunal Federal (STF)

O conselheiro Adilson Gurgel, reconduzido para o CNMP pela OAB, teve a indicação aprovada pelo Plenário do Senado nessa terça, 9 de agosto, e deverá ser nomeado nos próximos dias pela presidente da República. Os mandatos dos conselheiros Cláudia Chagas e Mário Bonsaglia se encerram em dezembro deste ano. Já Luiz Moreira fica no colegiado até 2012. O representante do Senado Federal, que substituirá Bruno Dantas, ainda não foi escolhido.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124/34
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp