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Publicado em 8/11/11, às 19h42.

Começa o 2º Congresso de Gestão do Ministério Público Brasileiro

Planejamento Estratégico do MP é destaque do evento

Foi aberto nesta terça-feira, dia 8, às 14h30, o 2º Congresso de Gestão do Ministério Público Brasileiro. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, acontece até o dia 10 de novembro, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. O objetivo é debater temas de interesse da instituição nas áreas de gestão, comunicação e tecnologia da informação, além de compartilhar informações e disseminar boas práticas para o aprimoramento da atuação do MP.

Na solenidade de abertura, o secretário-geral do CNMP e coordenador do Congresso, José Adércio Leite Sampaio, afirmou que o Ministério Público brasileiro está vivendo um período de extrema importância. “É um momento de reflexão, em que devemos somar esforços para profissionalização do MP”, disse. Segundo ele, o papel do Conselho não é apenas fiscalizar, mas também olhar para o MP no futuro, projetá-lo no tempo. “Como estará o Ministério Público daqui a dez ou quinze anos?”, perguntou.

Nesse contexto, o secretário-geral agradeceu a contribuição de todas as unidades do MP na elaboração do Planejamento Estratégico Nacional. “Avançamos e avançamos muito. A expressão gestão estratégica, antes tão temida por todos, ganhou corpo e sentido no MP”, afirmou. “No futuro, olharemos para esse momento e diremos: nós conseguimos”, finalizou.

Já o corregedor nacional do MP, Jeferson Luiz Pereira Coelho, parabenizou os presentes pela participação no Congresso. “Agradeço a todos pela consideração da presença e desejo êxito nos trabalhos”.

Também compuseram a mesa da abertura do Congresso os conselheiros do CNMP Maria Ester Tavares e Tito Amaral. 

Palestra inaugural

A palestra inaugural do evento foi feita pelo professor Peter Doster, consultor da empresa GD Consult, que conduziu o Planejamento Estratégico do Ministério Público. Peter falou sobre a formulação e implementação de agendas estratégicas para organizações públicas. Segundo ele, muitas vezes as organizações têm um planejamento estratégico, mas não conseguem executá-lo. “Em diversos casos o plano da organização está na estante ou na gaveta da liderança. Não se torna uma rotina, não faz parte das atividades diárias. O documento é lançado, é publicado, mas não vira realidade de fato”. Ainda de acordo com o consultor, 90% das organizações falham na implementação da estratégia.

Depois de fornecer uma base teórica aos participantes, Peter Doster listou quatro razões para realização das agendas estratégicas pelas instituições. Entre elas, de acordo com o professor, estão a utilidade da agenda para monitorar o desempenho da organização e para fornecer um mecanismo de coalizão política, uma base comum entre diferentes lideranças.

Para finalizar, Peter Doster relatou o processo de planejamento realizado em dois casos concretos: “A agenda Estratégica do Rio Grande do Sul” e o projeto “Todos pela educação”. 

Planejamento Estratégico 

Entre os destaques da programação do Congresso, está o lançamento do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro (PEN), marcado para amanhã, dia 9, às 9 horas. Um grupo de trabalho, coordenado pelo CNMP, ouviu promotores e procuradores de todo o país e elaborou uma agenda capaz de alinhar os ramos do MP em torno de objetivos comuns, com foco na melhoria dos serviços prestados à sociedade. Quatro grandes temas receberam atenção especial: improbidade administrativa e corrupção, infância e juventude, combate à  criminalidade e meio ambiente.

Programação

Também estão previstos mini-cursos, palestras e painéis onde especialistas discutirão, por exemplo, direito digital, gerenciamento de crise de imagem nas redes sociais, gestão de pessoas por competências e posicionamento da marca do MP, entre outros temas. A programação completa pode ser conferida no site do Conselho.

Cerca de 400 pessoas, entre servidores e membros do Ministério Público, participam, por dia,  do 2º Congresso de Gestão do Ministério Público Brasileiro. 

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