Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselho Nacional do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público

Joana Costa

Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Joana Monteiro é professora da FGV/EBAPE e coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CCAS).

Trabalhou por seis anos em cargos de confiança no governo do estado do Rio de Janeiro como Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública (2015-2018) e como coordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro (2019-2020).

Joana conduz pesquisa quantitativa sobre impactos de políticas de segurança, análise da criminalidade e estrutura de grupos criminais violentos buscando qualificar problemas públicos e discutir novos arranjos institucionais que possam aumentar a efetividade das ações públicas.

É doutora e mestre em economia pela PUC-Rio, bacharel em economia pela UFRJ e foi pesquisadora visitante na Universidade de Columbia (2021-2022) e do Center for International Development da Universidade de Harvard (2009-2012).