Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Luta pelos direitos humanos e os movimentos sociais são tema de encontro - Conselho Nacional do Ministério Público

Brasília recebe na próxima semana, entre 1º e 4/11, a oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS): "Os Direitos Humanos em movimento: as organizações, as instituições e a rua", proposta conjunta do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). A oficina irá reunir diferentes gerações de ativistas, artistas e intelectuais engajados na luta pelos direitos humanos. O objetivo é fomentar a discussão sobre o valor e a eficácia da luta pelos direitos em um contexto de crescente mobilização popular e as expectativas da sociedade sobre a atuação das instituições públicas, em especial do Ministério Público brasileiro.

 

O encontro contará com a participação de aproximadamente 40 representantes de movimentos sociais com atuação de destaque nas manifestações de junho, bem como daqueles com longa trajetória de luta pela efetivação dos direitos humanos no Brasil. A sistematização dos trabalhos irá produzir documentos que serão enviados às instituições públicas.

 

Na segunda-feira, 4/11, às 10h, na sede do CNMP, será realizada sessão pública para discutir e divulgar os resultados da oficina. A sessão pública contará com a presença de movimentos sociais, de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento contará com palestra do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que falará sobre o papel das instituições e dos movimentos sociais diante dos desafios de efetivação dos direitos humanos no Brasil. A sessão pública pretende viabilizar o diálogo entre o Ministério Público, as instituições públicas e os movimentos sociais, sobre os caminhos do acesso à justiça e da transformação social.


A Universidade Popular dos Movimentos Sociais

A Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) nasceu no Fórum Social Mundial de 2003. Contrariando o desperdício de experiências, a UPMS aposta no conhecimento e no reconhecimento entre diferentes movimentos e organizações sociais, entre intelectuais e ativistas de distintos campos de intervenção. A essência de ação está na idéia de ecologia de saberes.


Os Direitos Humanos em movimento: as organizações, as instituições e a rua

Oficina de Brasília: 1º a 3/11

Sessão Pública: 4/11

Horário: 10h às 12h

Local: SAFS, Qd 2, Lt 3, Edifício Adail Belmont - Auditório do CNMP

Brasília/DF


Acompanhe notícias ao vivo no facebook:

https://www.facebook.com/cnmpocial

https://www.facebook.com/AliceProjectCES?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/151763531626278