Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apoia campanha de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes - Conselho Nacional do Ministério Público
Direito da criança e do adolescente
Publicado em 11/5/23, às 14h26.

é problema nosso simNo dia 18 de maio é celebrado o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças. Tendo em vista a importância da data e da proteção de crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência, o Conselho Nacional do Ministério Público apoia a campanha “É problema nosso sim!”.

A iniciativa é fruto de mobilização da Comissão Permanente da Infância e Juventude, do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça, e da Comissão da Infância, Juventude e Educação, do Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo é disseminar informação segura sobre a importância da educação protetiva na prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de orientar como agir diante de uma revelação espontânea de violência. Para isso, durante todo o mês de maio, serão divulgados, nas redes sociais, temas relacionados à prevenção, proteção, defesa e educação contra esse tipo de violência, além dos canais de denúncia.

O Conselho convida toda a sociedade a aderir à campanha. Proteja as crianças e os adolescentes. Eduque. Defenda. Acolha. Denuncie. Disque 100.

Dia 18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e seus agressores nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Por isso, o dia 18 de maio foi instituído, pela Lei nº 9.970/2000, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.