Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP conhece iniciativas de inovação digital do MP de Minas Gerais - Conselho Nacional do Ministério Público
Visita técnica
Publicado em 27/6/23, às 17h54.

27 06 23 materia cpeNessa segunda-feira, 26 de junho, a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público realizou uma visita técnica institucional ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Na oportunidade, a Comissão conheceu os sistemas, as bases e as soluções do MP/MG na área de inovação digital.

A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional do MP Digital, que tem entre os objetivos contribuir para a inovação digital no Ministério Público, por meio da coordenação de esforços, do compartilhamento de boas práticas e da atuação colaborativa entre os ramos e unidades.

Entre as iniciativas apresentadas, estão: a ferramenta digital para pesquisa de dados e de pessoas físicas e jurídicas Áduna, que reúne diversas bases de dados; a plataforma Lins, que é capaz de realizar o cruzamento de milhões de dados de receitas e despesas públicas; o Mapa Social, que reúne indicadores sociais dos municípios mineiros nas áreas da educação, saúde e segurança pública; o aplicativo Trena, que permite a fiscalização por parte da população de obras públicas em andamento, com a possibilidade de envio de fotos e comentários sobre a evolução para que as autoridade analisem os casos; e a ferramenta Lemonade, que permite a construção de trilhas de auditoria para a análise de dados relativos a receitas, despesas e licitações do estado de Minas Gerais e dos municípios mineiros.

O programa Clínica de Justiça Criminal também foi apresentado. O intensivo teve início em agosto de 2022 e tem como objetivo proporcionar aos participantes uma única plataforma para estudar as bases do Direito Penal Americano e da Common Law.

Para o presidente da Comissão, conselheiro Moacyr Rey, o compartilhamento de boas práticas é um dos pilares da inovação. "Quando falamos em transformação digital em uma instituição da magnitude do Ministério Público, há inquestionável necessidade de coalizão institucional na perspectiva da integração dos esforços para o aperfeiçoamento da atuação", afirmou.

Além do conselheiro Moacyr Rey, participaram do encontro os integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Antonio Marcos Dezan, José Eduardo Paes, Rodrigo Fogagnolo e Bernardo Matos. O grupo foi recebido pelos promotores de Justiça Eduardo Machado e Vanessa Fusco, acompanhados por suas respectivas assessorias.

Foto: CPE.