Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP instala Fórum Permanente dos Ministérios Públicos Ambientais da Amazônia Legal - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 3/7/23, às 17h31.

3 7 23 instalacao forumNa última quinta-feira, 29 de junho, foi realizada a instalação do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos Ambientais da Amazônia Legal. A cerimônia, organizada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público, presidida pelo conselheiro Rinaldo Reis, em parceria com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), aconteceu na sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO), em Porto Velho.

Na oportunidade, foi dado andamento às ações e às estratégias para conservação da Amazônia, para atuação integrada na região e para redução de ilícitos, especialmente o desmatamento. Além disso, foi aprovado o Estatuto do Fórum e foram discutidas as estratégias de atuação propostas pela Abrampa em março, quando foi realizada a primeira reunião do grupo.

O Fórum, criado em março deste ano, reúne membros do Ministério Público dos nove estados da Amazônia Legal e do Ministério Público Federal, além de representantes da Abrampa e do CNMP. O grupo tem como principal finalidade discutir e desenvolver formas integradas de defesa do bioma e debater estratégias institucionais de atuação ambiental regionalizada intra e interestaduais.

Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça do MPRO, Ivanildo de Oliveira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente do Ministério Público do Maranhão e do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos Ambientais da Amazônia Legal, Luis Fernando Cabral Barreto Junior, e o presidente da Abrampa e promotor de Justiça do Ministértio Público do Paraná, Alexandre Gaio. O evento também contou com a presença de representantes dos MPs dos estados de Mato Grosso, Maranhão, Pará, Acre, Rondônia, e do Ministério do Meio Ambiente.

Foto: MP/RO.