
Nos dias 19 e 20 de setembro, acontece o “1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica: governança para líderes e membros das unidades do Ministério Público brasileiro”, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), em Salvador.
A iniciativa é da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por intermédio do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPGE/FNG-MP), em parceria com MPBA.
Além de palestras com especialistas, o evento contará com estudos de caso e debates. O objetivo é promover a troca de experiências entre os ramos e unidades e, assim, fomentar reflexões acerca dos principais desafios na área de planejamento estratégico, governança e liderança.
A participação é presencial, por indicação do Administração Superior das unidades e órgãos ministeriais.
Programação
A abertura ocorrerá às 8h30, após credenciamento, com presença do presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho; do promotor de Justiça do MP do Mato Grosso do Sul, membro colaborador da CPE e coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa; e do procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia. Em seguida, o conselheiro Moacyr Rey Filho fará a apresentação do MP Digital.
Às 9 horas, a primeira palestra abordará “Estratégia, liderança e controle: a importância da governança e elementos de compliance e transparência para os líderes do futuro” com o gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios na Amazon Web Services (AWS), Cristiano Heckert e, como debatedor, o coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa.
Após intervalo, às 10h30, a programação retornará com o Case MPMT, em que a subprocuradora-geral de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, apresentará o Sistema de Planejamento e Gestão Estratégica (Sisplan).
Às 11 horas, a segunda palestra trará o assessor-chefe de Planejamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Henrique Trindade, para abordar o “Planejamento Estratégico da Anvisa: conexões com a governança e OKR’s”. Como debatedores, estarão a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS, Sabrina Lopes; e a coordenadora de Gestão Estratégica do MPBA, Patrícia Kathy Azevedo.
Às 14h, o Case MPMS terá o promotor de Justiça do MPMS, membro colaborador da CPE e coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa, para apresentar o Hub da Estratégia. Às 14h30, a terceira palestra abordará a “Ciência dos dados e IA aplicadas ao MP”, com o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPBA, Fabrício Rabelo; e do CEO da Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, Frederico Wellington Silveira.
Às 16h30, o Case MPT, do Ministério Público do Trabalho, trará o “Alinhamento nacional da estratégia: gestão para resultados concretos” e será apresentado pela subprocuradora-geral do Trabalho e secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Ludmila Reis; e da procuradora do Trabalho e secretária-adjunta de Gestão Estratégica, Lydiane Machado. Em seguida, o Case MPBA fecha o dia com “Práticas inovadoras em gestão nos MPs: o desafio da permanente construção”, apresentado pela promotora de Justiça e coordenadora de Gestão Estratégica do MPBA, Patrícia Kathy Azevedo.
No segundo dia, a reunião extraordinária dos integrantes do CPGE ocorrerá durante a manhã e encerrará o evento. Na pauta, temas como "a compreensão dos pilaresde Governança”; a “identificação de capacitação em boas práticas de Governança”; o diagnóstico do Radar Estratégico e a criação do próximo ciclo de OKRs da CPGE.
Serviço
Evento: 1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica: governança para líderes e membros das unidades do Ministério Público brasileiro
Data: 19 e 20 de setembro
Local: sede do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador
Públicos-alvo: indicados pela Administração Superior das unidades e órgãos ministeriais