Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do CNMP entrevista representantes das boas práticas premiadas no 1º Congresso de Defesa da Integridade - Conselho Nacional do Ministério Público
Probidade administrativa
Publicado em 21/3/25, às 15h16.

 banner noticia cdpaNa próxima quinta-feira, 27 de março, às 10 horas, a presidente da Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA), conselheira Cíntia Brunetta, irá entrevistar representantes dos cinco primeiros colocados no concurso de boas práticas do 1º Congresso de Defesa da Integridade, realizado em dezembro de 2024, direto do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, com transmissão pelo YouTube.

As boas práticas abordadas no programa foram premiadas por serem iniciativas inovadoras e criativas. Na prática, houve sete vencedores, tendo em vista que três ficaram empatados em quinto lugar.  

A conselheira Cíntia Brunetta destaca que “o compromisso do Ministério Público brasileiro e de todos os setores da sociedade com a defesa da probidade e o combate à corrupção se reflete na qualidade das iniciativas apresentadas no 1º Congresso de Defesa da Integridade. Com um total de 37 boas práticas enviadas, a escolha das cinco premiadas foi um grande desafio, evidenciando o alto nível dos trabalhos desenvolvidos. Este programa de entrevistas é, acima de tudo, uma singela homenagem ao empenho e à excelência de todos os que trabalham por um país mais ético e transparente”. 

As iniciativas agraciadas e os respectivos participantes no programa são:  

1º lugar: “Iniciativa pela transparência e boa governança das emendas parlamentares do Brasil”, de autoria da Transparência Internacional. Será entrevistado o representante Guilherme France. 

2º lugar: “MPCE e a sustentabilidade da previdência social dos municípios cearenses” - Promotor de Justiça Silderlândio Nascimento (MPCE); 

3º lugar: “Projeto semanas de conciliação em temas de patrimônio público” - Promotora de Justiça Rita Tourinho (MPBA); 

4º lugar: “Sistema de avaliação de integridade de fornecedores privados” - Denis Penedo Prates, integrante da Prefeitura de Vitória/ES; 

5º lugar (três agraciados): 

“Utilização de robôs para as atividades investigativas e de prevenção na defesa da probidade administrativa: apresentação do robô Tori” - Promotor de Justiça José Alexandre Zachia (MPMS); 

“Fórum de integridade e participação social dos poderes legislativos municipais” - Rodrigo Rossoni (participação por vídeo); 

“Atuação resolutiva e o pacto nacional de retomada das obras paralisadas e inacabadas na educação” - Procurador regional da República da 5ª Região Fábio George Nóbrega (participação por vídeo).  

Agenda  

Evento: entrevista com representantes dos cinco primeiros colocados no concurso de boas práticas promovido pelo 1º Congresso de Defesa da Integridade  
 
Dia: 27 de março (quinta-feira)  
 
Horário: 10 horas 

Transmissão: canal do CNMP no YouTube 

Fotos: Flickr  

Informações adicionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Notícia relacionada  
I Congresso de Defesa da Integridade se encerra com premiação de boas práticas e palestra internacional