O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveu, nesta quarta-feira, 26 de março, um evento preparatório intitulado “WARM UP do 3º Congresso Nacional de Comunicação do Ministério Público – CONACOMP”, em que foram realizadas atividades prévias ao evento oficial, previsto para acontecer em agosto. A iniciativa, realizada virtualmente, reuniu mais de 130 participantes de diferentes ramos e unidades do MP.
A abertura do encontro foi conduzida pelo conselheiro Moacyr Rey Filho, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de transformar a comunicação institucional em uma prática propositiva. Segundo o conselheiro, “a inteligência artificial tem potencial para automatizar tarefas operacionais, liberando os profissionais para atividades mais criativas, estratégicas e de maior impacto social”.
Moacyr Rey destacou ainda que a capacitação tem sido um pilar essencial nesse processo. Um exemplo citado foi um treinamento promovido pelo CNMP, que já alcançou mais de 7 mil visualizações, tornando-se o vídeo mais assistido no canaldo Conselho. O interesse do público, segundo ele, não é apenas teórico ou filosófico, mas prático — a busca é por habilidades aplicáveis no dia a dia.
Em seguida, Maria Amélia, coordenadora do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão (CPCOM/FNG), deu as boas-vindas aos participantes e anunciou oficialmente a realização do Conacomp 2025. O congresso terá como tema central a comunicação entre o Ministério Público e a sociedade, com foco em estratégias modernas e ferramentas inovadoras.
O evento teve como destaque ainda a exposição teórica conduzida por Francisco Bastos, do Ministério Público da Bahia (MPBA). O palestrante apresentou uma abordagem prática e conceitual sobre o uso da inteligência artificial na comunicação pública, tratando de temas como aplicabilidade, automação, ética e os desafios enfrentados pela área na era digital.
Francisco Bastos abordou também o uso de ferramentas como chatbots, machine learning para triagem de e-mails; geração automática de relatórios; e análise de dados para personalização de conteúdo. O especialista alertou também para a necessidade de um uso ético das tecnologias, especialmente diante do risco de desinformação.
Em complemento, Bastos apresentou ferramentas como o Google AI Studio e o MidJourney, demonstrando a criação de imagens e vídeos a partir de prompts personalizados. Ele incentivou o uso prático dessas tecnologias no dia a dia e sugeriu a produção de videoaulas curtas como estratégia de capacitação contínua.
Fórum Nacional de Gestão
Presidido e coordenado pela CPE, o FNG é uma iniciativa criada em 2012 para fomentar o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão do MP brasileiro.
Junto ao Fórum, atuam os Representantes da Administração Superior (RAS), grupo composto por membros da alta administração que atuam para ampliar, aprimorar e dar efetividade às deliberações do FNG.

