O Censo de Administração do Ministério Público brasileiro, desenvolvido no âmbito do FNG, por meio de seus Comitês e Grupos de Trabalho, viabiliza a troca de experiências, a formulação de boas práticas de gestão, o fomento à uniformização, padronização e integração da atuação das diversas unidades do Ministério Público, respeitadas as suas autonomias administrativa, financeira e orçamentária.
A primeira versão, realizada em 2012, teve como principal objetivo o foco em estudos para fomentar a adoção de boas práticas de gestão mediante a identificação de oportunidades para trocas de experiências.
Em 2012, o Censo revelou que apenas três Ministérios Públicos não possuíam planejamento estratégico próprio e que, no geral, os Ministérios Públicos, na fase de elaboração e de execução dos planejamentos, observam as boas práticas de planejamento e de gestão.
A partir desse diagnóstico de maturidade em gestão das unidades ministeriais, foi possível elaborar o Plano Diretor do FNG para o período de 2012-2015.
Em continuidade, o Censo de Administração Ministério Público brasileiro realizado em 2015, além de ter sido utilizado como mecanismo de verificação da evolução e da maturidade na gestão 2012-2015, direcionou o Plano Diretor do FNG para o período 2016-2019.
Acesse, abaixo, as peças do Censo FNG 2015:
Acesse, abaixo, as peças do Censo FNG 2012: