Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão da Infância e Juventude - Conselho Nacional do Ministério Público

Apresentação

A Comissão da Infância e Juventude é uma das sete comissões permanentes do Conselho Nacional do Ministério Público, sendo presidida atualmente pelo Conselheiro Walter de Agra Júnior.

A CIJ não atua diretamente na apuração de atos infracionais praticados por adolescentes ou de crimes perpetrados em face de crianças e adolescentes. Esta é uma tarefa de incumbência de cada um dos Ministérios Públicos Estaduais.

Esta comissão tem como premissa a tutela do melhor interesse de crianças e adolescentes e, para tanto, fiscaliza a atuação do Ministério Público, a fim de que esteja sempre diligente na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A CIJ, portanto, assim como todo o CNMP, age como um braço da sociedade, permanecendo sempre atenta aos atos atentatórios à dignidade de crianças e adolescentes, visando debelá-los. Assim, a CIJ atua instaurando procedimentos internos de comissão, cobrando do Ministério Público a atuação em relação a alguma notícia de fato envolvendo possíveis violações aos direitos de crianças e adolescentes; realizando vistorias em casas destinadas à reeducação de adolescentes em conflito com a lei, cuidando para que tais jovens cumpram medidas socioeducativas em locais dignos, para viabilizar uma reinserção social, conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente; elaborando e incentivando campanhas e congressos de conscientização no combate à violência contra crianças e adolescentes, por exemplo.

Qualquer indivíduo, ao ter ciência de fato que atente contra os direitos da criança e do adolescente, poderá reportar o fato à Comissão da Infância e Juventude.

Contato

(61) 3366-9286
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse a página da Comissão da Infância e Juventude