Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP realiza, no Acre, Seminário Estadual Pró-Catador - Conselho Nacional do Ministério Público

 A comissão de Defesa de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Projeto de Atuação Nacional Inclusão Social e Produtiva das Catadoras e dos Catadores de Materiais Recicláveis, realiza, na próxima quinta-feira, 30/10, o Seminário Estadual Pró-Catador. O evento será realizado no Palácio da Justiça, em Rio Branco.

 

No âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, o evento integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto Cidades Saneadas, idealizado e executado pela Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente e suas respectivas promotorias. A iniciativa também envolve promotores de Justiça que atuam na defesa dos Direitos Humanos e na esfera da Habitação e Urbanismo.

 

“Durante o seminário, vamos discutir, sobretudo, as ações necessárias para a inclusão sócio produtiva dos catadores e catadoras de matérias recicláveis e o encerramento dos lixões existentes no estado”, explica a procuradora de Justiça Patrícia Rêgo.

 

Encontro de Catadores

O Seminário Pró-Catador será precedido pelo II Encontro de Catadores da Amazônia Legal (Ecal), realizado na terça e quarta-feira (28 e 29), na Escola Jornalista Armando Nogueira.

 

O encontro vai reunir, no estado do Acre, uma estimativa de 120 participantes provenientes dos nove estados da Amazônia Legal, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte dos estados de Mato Grosso e Maranhão. O Acre será representado por 60 catadores dos 22 municípios do estado.

.

Rio Branco e Senador Guiomard são os únicos municípios acreanos que possuem cooperativas e associações de catadores

O Ecal é coordenado pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (Catar) e pela Associação de Trabalhadores em Reciclagem de Resíduos Sólidos do Quinari (Acresoqui).

 

“No estado do acre, apenas os municípios de Rio Branco e Senador Guiomard têm esses catadores organizados em cooperativas e associações. Os catadores do interior seguem invisíveis, pois não estão organizados”, declara a coordenadora de Departamento de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Marli Ferreira.

 

Ela acredita que o Ecal será um marco para o Acre, ao dar visibilidade e valorizar a categoria dos catadores.

 

“Eles são importantes para que tenhamos qualidade ambiental, uma vez que prestam um serviço importantíssimo, coletando resíduos e materiais recicláveis das ruas, rios, igarapés etc., sem falar no recolhimento de recipientes que costumam acumular água, evitando, dessa forma, que as pessoas adquiram dengue, por exemplo”, explica Ferreira ao destacar a garantia do cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Catadores e prefeitura

O Encontro pretende, com esta edição, mostrar aos catadores a importância da realização do tralhado de catação integrado com as prefeituras e, dessa forma, sensibilizar gestores quanto à necessidade de colaboração na organização e inserção de catadores.

 

Veja aqui a programação completa do seminário.


Com informações da Agência de Notícias - MP/AC
Assessoria de Comunicação Social - Ascom