Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Aprovada proposta de resolução que dá mais transparência a sessões de julgamento no MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 22/2/17, às 10h04.

Aprovada proposta de resolução que dá mais transparência a sessões de julgamento no MPNessa terça-feira, 21 de fevereiro, foi aprovada proposta de resolução que altera o disposto no artigo 22 da Resolução CNMP nº 89, de 28 de agosto de 2012, para renumerar e modificar a redação do parágrafo único e acrescentar o parágrafo 2º. Com a alteração, passarão a estar, nas pautas de julgamentos das administrações superiores do Ministério Público, além dos processos incluídos para a sessão em questão, aqueles também com pedidos de vista e incluídos em pautas de sessões anteriores. A aprovação ocorreu durante a 4ª Sessão Ordinária, de 2017, do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Por conta da importância do tema em questão, houve suspensão do prazo regimental e a proposta foi aprovada logo após sua apresentação, feita pelo corregedor nacional do Ministério Público, Cláudio Portela.

Portela destacou que constar na pauta apenas os processos incluídos para a sessão em questão restringe o acesso a informação pública e dificulta o acompanhamento da ordem de julgamento dos processos, dos pedidos de vista e da duração destes. “Este acompanhamento é de extrema importância para o controle da atividade dos órgãos colegiados”, afirmou o corregedor nacional do MP.

Cláudio Portela complementou dizendo que “a divulgação de todos os processos que se encontrem prontos para julgamento constitui requisito essencial à garantia da efetiva publicidade e da transparência das sessões de julgamento da Administração Superior do Ministério Público”.

A Resolução CNMP nº 89/2012 regulamenta a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) no âmbito do Ministério Público brasileiro.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).


Conselho Nacional do Ministério Público

(61) 3366-9100
Flickr: conselhodomp
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp
WhatsApp: CNMP

 

Secretaria de Comunicação Social do CNMP

(61) 3315-9425
Atendimento à imprensa: jornalismo@cnmp.mp.br

 

Cerimonial do CNMP

(61) 3315-9417
Inscrições e certificados de eventos: cerimonial@cnmp.mp.br

 

Ouvidoria

(61) 3315-9468 / 3315-9467 / WhatsApp (61) 3366-9229
Sugestões, elogios, reclamações, representações e pedidos de informação: https://www.cnmp.mp.br/portal/ouvidoria