Os resultados da pesquisa de satisfação realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) junto aos membros do Ministério Público brasileiro mostram que 70,3% dos respondentes consideram ótima ou boa a atuação do Conselho no aprimoramento do acesso às informações do MP pela sociedade. O questionário foi respondido por 1.530 promotores, procuradores e subprocuradores do Parquet.
De 8 de novembro a 21 de dezembro de 2016, os membros da instituição tiveram a oportunidade de se manifestar acerca da atuação do CNMP no que diz respeito ao controle administrativo, financeiro e disciplinar do Ministério Público; na proteção da autonomia funcional e no aperfeiçoamento da gestão, da transparência e da comunicação com a sociedade.
A pesquisa, de natureza anônima e realizada por meio de formulário eletrônico, recebeu a participação de integrantes de 24 unidades dos Ministérios Públicos Estaduais e dos quatro ramos do Ministério Público da União. O questionário contou com sete questões, podendo ser avaliadas nas categorias Ótimo, Bom, Regular ou Ruim. O índice geral de satisfação dos respondentes superou a média de 54%, considerando as respostas “Bom” e “Ótimo”.
Os resultados dessa pesquisa servirão para embasar ações concretas do Conselho e permitirão melhorias no desempenho de suas atividades institucionais. A coleta dos dados será feita periodicamente com intuito de avaliar o progresso e a evolução do desempenha da instituição.
Instituído pela Emenda Constitucional nº45, o CNMP completará doze anos de existência no dia 21 de junho de 2017. Ao longo de sua atuação, a instituição busca continuamente fortalecer o Ministério Público brasileiro e se aperfeiçoar em sua missão institucional.
Para ver a íntegra dos resultados, clique aqui.