Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP aprova envio de nota técnica contra proposições que tratam da Defensoria Pública - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 19/11/7, às 01h00.
Por maioria, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu hoje, 19 de novembro, emitir nota técnica contrária à Proposta de Emenda Constitucional 487/05 e ao Projeto de Lei Complementar 28/07.
 
Em tramitação na Câmara dos Deputados, esses dispositivos legislativos buscam aumentar o rol de competências da Defensoria Pública, atribuindo a ela a tutela judicial e extrajudicial de interesses coletivos, difusos e individuais homogêneos. Isso, segundo o conselheiro Nicolao Dino, criaria uma superposição de competências entre a Defensoria e o Ministério Público.
 
“Não é razoável que o Estado despenda energia e, principalmente, recursos públicos para manter uma estrutura voltada para o desempenho de atividades que já são desenvolvidas por outra instituição pública, potencializando conflitos de competências e – o que é mais grave – desviando a atuação da Defensoria Pública do campo da defesa dos direitos individuais dos cidadãos necessitados”, afirmou Nicolau em seu relatório.
 
Alberto Cascais e Sérgio Couto foram os únicos conselheiros presentes em Plenário a discordar do relator, por acreditarem que a aprovação da PEC e do PLP não interfere na atuação do Ministério Público.
 
A nota técnica será elaborada pela Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo e enviada à Câmara dos Deputados pelo presidente do CNMP.
 
Assessoria de Comunicação
(61) 3031-6378      

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial