Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp/CNMP realiza segundo dia de seminário sobre organizações criminosas, em Minas Gerais - Conselho Nacional do Ministério Público
Enasp
Publicado em 24/5/19, às 18h21.

 

seminário MPMGNesta sexta-feira, 24 de maio, ocorreu o segundo dia do Seminário Criminalidade Organizada: aspectos práticos e técnicas investigativas, na sede da Procuradoria-Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MP), em Belo Horizonte. O evento, que é fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG e a Enasp/CNMP, tem o objetivo de capacitar membros e servidores do Ministério Público quanto à atuação perante crimes cometidos por grupos de organizados.

No primeiro painel, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) e responsável pela maior parte dos processos judiciais contra a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), Lincoln Gakiya, compartilhou com os membros do MP/MG experiências no combate ao crime organizado, mostrou os organogramas da atuação do PCC, explicou como se deram na prática as investigações que possibilitaram chegar aos responsáveis por essa organização criminosa, discutiu e apresentou dados sobre como tem sido a expansão deste grupo para outros estados do Brasil e outros países, principalmente da América do Sul. Por fim, Lincoln apresentou sugestões para o combate ao crime organizado, que passam por aprimorar a inteligência da investigação criminal e maior investimento estatal em tecnologia.

No período da tarde, o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Roberto Leonel Lima, discorreu sobre produção de inteligência financeira. O presidente ressaltou a importância de o órgão ser independente para poder executar plenamente as competências, pois centraliza o recebimento de comunicações sobre operações financeiras suspeitas ou atípicas e produz relatórios de inteligência sobre casos selecionados. Explicou, também, como as informações são processadas pela instituição e encaminhadas aos Ministérios Públicos.

O dia de palestras foi encerrado com o painel “Tribunal do Júri e Crime Organizado”, realizado pela promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Rio de Janeiro, Simone Sibílio.

O evento, que durou dois dias, foi muito bem avaliado pelos presentes. A intenção da Enasp/CNMP é reproduzir esse modelo de treinamento para outras regiões do país.

Foto: MP/MG

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp