Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Representantes do CNMP participam do Hackfest MPRN 2019 - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 22/7/19, às 13h41.

 

20190718 HackFest manha 15O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Silvio Amorim integrou, na última quinta-feira, 18 de julho, em Natal-RN, a mesa de honra da abertura do Hackfest MPRN 2019. A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Leite, e contou com a participação de diversas autoridades locais e representantes de órgãos de atuação nacional. O evento, que aconteceu até o sábado, dia 20, teve a proposta de promover o desenvolvimento de soluções, por profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, que possam ser utilizadas como ferramentas de promoção da cidadania, da efetivação das políticas públicas e do combate à corrupção. Também prestigiou a abertura o conselheiro do CNMP Dermeval Farias.

No segundo dia do evento, 19 de julho, a membro auxiliar da Comissão de Enfrentamento da Corrupção (CEC) do CNMP, Luciana Asper, ministrou a palestra “Integridade como alicerce para fruição de direitos”. Por sua vez, o membro colaborador da CEC/CNMP, Octávio Neto, no dia anterior, foi o responsável pela palestra “O Conselho Nacional do Ministério Público e o Combate à Corrupção”.

A CEC/CNMP é presidida pelo conselheiro Silvio Amorim.

Hackfest

O evento, primeiramente lançado pelo Ministério Público do Estado da Paraíba e que já contou com três edições entre os anos de 2016 e 2018, caracteriza-se como “um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social”. A intenção é fomentar a participação social no combate à criminalidade em face da Administração Pública.

Além da maratona de desenvolvimento, ao longo de três dias foram ofertadas palestras com profissionais experientes que compartilharam experiências profissionais de suas respectivas entidades, notadamente no combate à corrupção e no desenvolvimento de políticas públicas, com o intuito de despertar a reflexão sobre o tema junto à sociedade, incentivando a participação popular.

O evento quis estimular, de um jeito lúdico, a ideia de vigiar o bem público, com as lentes da informática. Buscou também explorar dados abertos, com os algoritmos certos, da teoria à prática, decifrar senhas e códigos, criar sistemas lógicos e analisar a gestão pública.

* Com informações e foto do MPRN.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp