Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Propostas de jogos digitais contra corrupção podem ser enviadas até domingo, 13/10 - Conselho Nacional do Ministério Público
Corrupção
Publicado em 7/10/19, às 15h53.

iStock 1057519334As inscrições para participar do concurso de propostas para a elaboração de jogos digitais que visam à transparência, à participação social e à prevenção da corrupção podem ser feitas até o próximo domingo, 13 de outubro. A iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) conta com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O tema central do concurso foi escolhido com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030, que tem como meta promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

O game deve ser de interesse público e ser relacionado a um dos seguintes temas: estímulo a crianças, adolescentes e jovens para refletirem sobre o que é comportamento ético, e a importância de se monitorarem as políticas e orçamentos públicos em prol de uma sociedade mais pacífica, justa e inclusiva; e fomento à transparência e à cidadania participativa em todos os poderes e todas as esferas de governo.

Outros temas sugeridos incluem criação de um ecossistema de solidariedade, colaboração mútua e coesão social para melhorar a eficácia na solução de problemas que exigem ação coletiva e possam atuar na promoção de transparência/prevenção à corrupção; combate e prevenção à corrupção como elemento crucial para o desenvolvimento sustentável; e fomento à cultura da integridade e responsabilidade.

O game também deve contemplar as plataformas Android, IOS e linguagem HTML5. O vencedor — pessoa física, jurídica ou grupo de pessoas — deve ter disponibilidade para participar da cerimônia de celebração da iniciativa, em 9 de dezembro, em Brasília. As despesas de translado nacional, acomodação e alimentação serão custeadas pelo PNUD.

As candidaturas deverão ser enviadas conforme descrito no edital para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até as 23 horas e 59 minutos de 13 de outubro. O resultado final será divulgado em 30 de outubro.


Memorando de entendimento

O apoio é um dos desdobramentos do memorando de entendimento firmado entre o Conselho e o PNUD, em 12 de julho deste ano, assinado pela então presidente do CNMP, Raquel Dodge, e pela representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta.

O documento destaca a importância da implementação da Agenda 2030 e principalmente da ODS 16. Na assinatura, as partes se comprometeram a trocar informações regularmente para garantir o alinhamento da atuação, além de realizar reuniões e enviar representantes das respectivas instituições para participar de eventos organizados pelo CNMP ou PNUD.

O acordo tem vigência de dois anos.

Confira aqui o edital do concurso.

Leia mais sobre o assunto

CNMP apoia concurso do PNUD sobre propostas de jogos digitais contra corrupção

Com informações da Assessoria de Comunicação do PNUD.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp