Na última sexta-feira, 22 de novembro, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recebeu treze premiações referentes a duas campanhas publicitárias que foram destaques no “Prêmio Colunistas 2019”, um dos mais importantes da publicidade brasileira. Foram condecoradas a campanha com o videoclipe “A música que todos deveriam saber a letra”, iniciativa promovida pela Presidência do CNMP, com apoio da União Europeia, e a campanha de combate ao trabalho infantil, promovida pelo Conselho, por meio da Comissão da Infância e Juventude. A solenidade de premiação ocorreu em Brasília/DF.
O clipe “A música que todos deveriam saber a letra” foi lançado em dezembro de 2018, em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No “Prêmio Colunistas 2019”, o trabalho recebeu o total de dez premiações, levando o “Grande Prêmio de Técnicas de Relações Públicas”, além de Ouro em várias categorias, como Direção de Arte, Direção de Fotografia, Datas Institucionais e Rádio.
Videoclipe
Com conceito minimalista, o videoclipe traz situações retratadas por diversos personagens que revelam violações de direitos e problemas mundiais, e traduzem os direitos humanos a serem afirmados pela sociedade. O refrão da música enfatiza que os direitos são devidos a todas e todos que assistem ao clipe: “São seus direitos, são seus direitos!”, destaca a letra.
Além da rapper Karol Conka e da cantora Daniela Mercury e sua esposa, Malu Mercury, a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, participou do videoclipe. Nenhuma delas cobrou cachê. A maioria dos atores e das atrizes presentes no clipe também foram voluntários.
A agência de publicidade Fields Comunicação e a produtora Vapt Filmes apoiaram o projeto e não cobraram honorários de produção.
Em agosto, o clipe “A música que todos deveriam saber a letra” ganhou dois bronzes e um Crystal no Festival de Publicidade AD Stars 2019, realizado na Coreia do Sul. O clipe recebeu os prêmios nas categorias Film (Product & Service Corporate), Film Craft (Use Of Music) e Promotion (Use of Promo & Activation Use).
O Festival Ad Stars, cuja primeira edição ocorreu em 2008, é um festival internacional de propaganda que combina criatividade com tecnologia de ponta. O objetivo é compartilhar soluções criativas por meio de plataforma de comunicação.
Campanha de combate ao trabalho infantil
A campanha de combate ao trabalho infantil, lançada em outubro de 2018, por meio da Comissão da Infância e Juventude do CNMP, recebeu o “Grande Prêmio na categoria Produtos e Serviços Públicos em Mídia Impressa” e foi ouro nas categorias “Direção de arte em peça gráfica” e “Categoria em peças gráficas”.
A campanha teve o objetivo de fomentar a reflexão social e, sobretudo, abordar o enfrentamento desse fenômeno que atinge milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade.
Prêmio Colunistas
O “Prêmio Colunistas” é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). Realizada desde 1967, a premiação tem o objetivo de destacar os mais notáveis trabalhos de comunicação de marketing realizados por empresas e profissionais atuantes no Brasil.
Os critérios de julgamento dos trabalhos inscritos levam em conta a originalidade, a pertinência, a adequação, a qualidade estética e estilística, a clareza das informações, a qualidade de produção, os benefícios para o cliente e a responsabilidade social.
Confira a relação das categorias em que o CNMP foi premiado no Prêmio Colunistas:
Videoclipe "A música que todos deveriam saber a letra"
TÉCNICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS
Categoria: Serviço Público
GRANDE PRÊMIO DE RP
MÍDIA INTEGRADAS
Categoria: Produtos e Serviços Comunitários
Medalha Ouro
DIGITAL
Categoria: Datas Institucionais
Medalha Ouro
FILME
Categoria: Datas Institucionais
Medalha Ouro
RÁDIO
Categoria: Produtos e Serviços Públicos
Medalha Ouro
TÉCNICA
Categoria: Direção de Arte de Filme ou Vídeo
Medalha Ouro
Categoria: Direção de Filme ou Vídeo
Medalha Ouro
Categoria: Produção de Filme ou Vídeo
Medalha Ouro
Categoria: Fotografia de Filme ou Vídeo
Medalha Ouro
Categoria: Edição de Filme ou Vídeo
Medalha Bronze
Campanha de Combate ao Trabalho Infantil
MÍDIA IMPRESSA
Categoria: Produtos e Serviços Público
GRANDE PRÊMIO DE MÍDIA IMPRESSA
TÉCNICA
Categoria: Direção de Arte em Peça Gráfica
Medalha Ouro
Categoria: Fotografia em Peça Gráfica
Medalha Ouro
Leia mais sobre o assunto
Campanhas do CNMP levam treze premiações no “Prêmio Colunistas 2019”
Declaração Universal dos Direitos Humanos: CNMP lança “A música que todos deveriam saber a letra”
CNMP lança campanha de combate ao trabalho infantil no Dia das Crianças
Foto: