Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Divulgado vencedor do concurso do PNUD sobre jogos digitais contra a corrupção - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 12/12/19, às 16h15.

 

cq5dam.web.1280.1280Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou, em Brasília, o jogo “Cidade do Amanhã” como o projeto vencedor do 1° Concurso de Jogos Digitais. A inciativa é apoiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pelo programa Nordic Dialogues. O anúncio ocorreu na semana em que se comemora o Dia de Combate à Corrupção.

Houve 14 candidaturas, entre as quais se elegeu o jogo "Cidade do Amanhã", idealizado por uma equipe de cinco jovens do Rio de Janeiro. O projeto já está em fase de desenvolvimento, e o game finalizado será apresentado em fevereiro de 2020.

O concurso, realizado em outubro deste ano, com o tema central Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030, teve como focos promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar o acesso à justiça e construir instituições eficazes.

A membro auxiliar da Comissão de Enfrentamento da Corrupção (CEC/CNMP) e promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Luciana Asper, esteve presente à solenidade de premiação. Na ocasião, ela destacou que, para fortalecer instituições de forma efetiva, é preciso que as pessoas se aproximem da noção de integridade, desenvolvendo verdadeiro desejo de se engajar com causas como o combate à corrupção: "Unir tecnologia, jovens e gamificação nos pareceu uma forma de iniciar essa parceria. Os jovens só precisam ser fomentados, estimulados: se a gente dá um pouco, devolvem um universo para nós".

O representante da equipe vencedora, Paulo Eduardo Aragon, esteve em Brasília para receber o certificado de premiação e apresentar o projeto, em detalhes, para a equipe do PNUD e instituições parceiras. A proposta "Cidade do Amanhã" é composta por um jogo virtual de cartas e estratégias para estimular jovens a pensarem sobre os ODS e incentivar a participação social. Nele, os jogadores assumem o papel de um personagem (que pode ser de um dos três poderes, da sociedade civil ou uma empresária ou empresário) e, como ele, devem tomar decisões que levam a cidade rumo ao modelo de desenvolvimento sustentável.

Para o líder da equipe vencedora, atualmente o mercado se dedica pouco à área de jogos educativos. "Nós, jovens, olhamos a educação e vemos potencial. Nossa maior preocupação é usar técnicas de jogos de sucesso, que engajam, tornando a fantasia do jogo um elemento educativo", explicou Aragon durante a entrega do certificado em Brasília.

"Os jovens são o presente, não o futuro", afirmou a representante residente do PNUD, Katyna Argueta, no encontro para a certificação. "Se considerarmos verdadeiramente que a juventude é a maior parte da população mundial e que ela está mais concentrada nos países em desenvolvimento, compreenderemos que precisamos focar em políticas públicas destinadas a eles", disse. Para ela, a busca por sociedades mais justas é uma das responsabilidades da comunidade internacional, que deve facilitar o diálogo e promover parcerias.

Já para a gerente de projetos do PNUD, Raíssa Teixeira, a pauta da governança democrática e inclusiva é um dos pilares do trabalho da organização no Brasil. "É um tema que diz respeito ao fortalecimento das instituições, via transparência ativa, bem como de aumento das capacidades da sociedade para apropriação do que é coletivo", afirmou. Como o público-alvo do concurso são adolescentes, a ferramenta criada pretende também ser parte de uma estratégia de advocacy e de engajamento cívico.

Memorando de entendimento

O apoio do CNMP é um dos desdobramentos do memorando de entendimento firmado entre o Conselho e o PNUD, em 12 de julho deste ano, assinado pela então presidente do CNMP, Raquel Dodge, e pela representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta.

O documento destaca a importância da implementação da Agenda 2030 e principalmente da ODS 16. Na assinatura, as partes se comprometeram a trocar informações regularmente para garantir o alinhamento da atuação, além de realizar reuniões e enviar representantes das respectivas instituições para participar de eventos organizados pelo CNMP ou PNUD.

O acordo tem vigência de dois anos.

Saiba mais

CNMP apoia concurso do PNUD sobre propostas de jogos digitais contra corrupção.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do PNUD.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp