Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro do CNMP visita o MP/AP para conhecer boas práticas de gestão e de combate à corrupção - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 6/3/20, às 15h16.

silvio umO conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente das comissões de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF/CNMP) e Enfrentamento da Corrupção (CEC/CNMP), Silvio Amorim, visitou nessas quarta-feira e quinta-feira, 4 e 5 de março, o Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP), a fim de conhecer as boas práticas de gestão e de combate à corrupção adotadas pela instituição.

Na ocasião da visita, Silvio Amorim ressaltou que o objetivo da iniciativa consiste em conhecer as ações positivas do órgão ministerial no combate à criminalidade e promover o intercâmbio das boas práticas de governança e gestão administrativa executada pelo MP/AP. “Eu vou tentar, nesse próximo biênio, nas duas comissões que estou presidindo, a partir do CNMP, divulgar positivamente o que é feito aqui no Ministério Público do Amapá e também mostrar as boas práticas realizadas pelos Ministérios Públicos de todo o Brasil. Então, minha vinda aqui é para encontrar essas atuações importantes e identificar as práticas melhores para divulgar nacionalmente. O CNMP não é apenas um órgão de controle, mas uma instituição de fomento e que também aponta os caminhos”, ressaltou o conselheiro.

Amorim foi recebido pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei (MP/AP), que esteve acompanhada pelo chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e pelo secretário-geral do MP/AP, promotores de Justiça João Paulo Furlan e Paulo Celso Ramos, respectivamente. Ao participar de toda a programação do conselheiro do CNMP no Amapá, Ivana Cei afirmou: “Estou muito feliz com a vinda do conselheiro Silvio, que hoje teve a oportunidade de ouvir os membros do MP/AP que estão lá na ponta e conhecer um pouco dos nossos projetos, que serão detalhados no segundo dia de programação, com a participação do Colégio de Procuradores e de todos os promotores de Justiça que puderem participar dessa agenda, que é muito importante para nossa instituição”, salientou a procuradora-geral de Justiça.

Programação

silvio dois Na quarta-feira pela manhã, o representante do CNMP conheceu as instalações do MP/AP, no município de Santana, e foi recepcionado pelo coordenador das Promotorias de Justiça de Santana, Nilson Costa, que reuniu membros e servidores para uma breve troca de informações.

Na sequência, foram visitadas as instalações do Complexo Cidadão da Zona Norte, em Macapá, onde também foi realizada uma breve reunião com o coordenador da unidade ministerial, promotor de Justiça Roberto Alvares. No período da tarde, o conselheiro conheceu as melhores práticas e as atividades das Promotorias de Investigações Cíveis Criminais e de Segurança Pública (PICC-SP), Promotorias de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade Administrativa e das Fundações (PRODEMAP), do Núcleo de Inteligência do MP/AP (NIMP), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Amapá (Gaeco-MP/AP) e Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), todos instalados no Complexo Cidadão da Zona Sul da capital amapaense.

Na quinta-feira pela manhã, Silvio Amorim participou da reunião do Colegiado de Procuradores e assistiu uma apresentação do secretário-geral do MP/AP sobre as boas práticas de gestão nas áreas administrativa e financeira. Na ocasião, o secretário-geral do MP/AP, Paulo Celso Ramos, fez uma exposição dos investimentos em tecnologia da informação e suas consequências com avanços significativos na gestão administrativa e financeira. Em seguida, o conselheiro visitou o Ministério Público Federal (MPF/AP) e foi recebido pelo procurador-chefe Pablo Luz de Beltrand.

No período da tarde, o conselheiro do CNMP encerrou as atividades em Macapá participando de uma reunião com integrantes da administração superior, membros, diretores, assessores e colaboradores do MP/AP, para apresentação das boas práticas de gestão adotadas.

*Com fotos e informações da Ascom do MP/AP. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp