Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp/CNMP convida servidores do MP para curso de Epidemiologia das Mortes Violentas, ministrado pela Unicamp - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 9/3/20, às 17h07.

 

computador paintO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), convida membros e servidores do CNMP e do Ministério Público a se inscreverem na disciplina Epidemiologia das Mortes Violentas, que integra o Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As aulas começam no dia 23 de março, na Unicamp, em Campinas/SP, e são ministradas pelo professor doutor Ricardo Carlos Cordeiro, às segundas-feiras, de 8h30 a 12h.

O convite faz parte de ação da Enasp para aproximação com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a fim de aprimorar o Cadastro de Feminicídio. A ação se firmará com um termo de cooperação que visa a aprimorar o sistema de registro da ocorrência de feminicídios, por meio do cadastro, realizado pelas Promotorias Criminais de Campinas, órgãos do Ministério Público do Estado de São Paulo. 

Parte das ações propostas pelo termo envolvem treinamentos, encontros e parcerias em trabalho de campo para o aprimoramento do sistema de coleta de dados, além  de criação de questionários que permitam coletar dados sociodemográficos, judiciais, espaciais, entre outras variáveis, a serem incluídas no cadastro de feminicídios.

Os participantes interessados podem ingressar no curso na modalidade “Aluno Especial”, desde que sejam aprovados em entrevista presencial, que ocorre no primeiro dia de aula, no auditório do Departamento de Saúde Coletiva.

Cadastro de Feminicídio

O Sistema de Cadastro de Feminicídio tem por objetivo aprimorar o atual banco de dados do feminicídio do Ministério Público. A Enasp/CNMP recepciona os dados de modo padronizado e  produz informações uniformes sobre o tema. Para tanto foi criado um formulário eletrônico que pode ser alimentado a qualquer tempo pelas unidades do Ministério Público brasileiro com as principais informações sobre os casos de feminicídio. A padronização da coleta de dados possibilita o fornecimento de informações relevantes sobre casos de feminicídio no Brasil.

Saiba mais: Epidemiologia das Mortes Violentas

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp