Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão sugere uso do Sinalid para localização de familiares de pacientes durante a pandemia - Conselho Nacional do Ministério Público
Coronavírus
Publicado em 17/4/20, às 12h25.
banner SinalidA Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) apresentou nesta quarta-feira, 15 de abril, nota técnica em que sugere às unidades do Ministério Público a divulgação e ampliação do uso do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) para encontrar familiares de pacientes hospitalizados  durante a pandemia do novo coronavírus.
 
No documento, o presidente da Comissão, conselheiro Valter Shuenquener, propõe que a ferramenta ajude a localizar parentes de pessoas internadas,  mesmo após eventual óbito. A ideia é que haja a criação de registros relativos a pacientes não identificados Sinalid, em cada estado da federação, de forma que esses dados possam ser cruzados com informações de familiares que buscam parentes desaparecidos.
 
No cadastro, serão anexados documentos relativos à saúde do paciente, assim como cópia de eventual declaração de óbito e de informações sobre o local de sepultamento. Os dados serão usados para fins de posterior orientação dos familiares, no caso de haver o registro no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos.
 
Sinalid
 
O Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) foi instituído por meio do acordo de cooperação celebrado entre o Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), em 24 de agosto de 2017. Posteriormente, a iniciativa foi estendida às outras unidades do Ministério Público.
 
O Sinalid tem como objetivo estabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas e apoio mútuo às atividades de sistematização dos procedimentos de comunicações e registros de pessoas desaparecidas e vítimas de tráfico de seres humanos em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp